Buscar

o que é Planejamento tributário?

💡 2 Respostas

User badge image

Gabriella Dalpogeto

Planejamento tributário é uma forma lícita de se reduzir o pagamento de tributos por meio das atividades que a empresa desempenha no que diz respeito ao recolhimento dessas obrigações. Existem três tipos de planejamento tributário: operacional, estratégico e tático. Para saber quando adotar como estratégia cada um deles e executar com eficiência, é necessário conhecer profundamente todos os setores da empresa, de modo que se defina os objetivos e as formas que serão utilizadas para atingi-los.

Um planejamento eficaz proporciona a diminuição ou supressão da carga fiscal, o adiamento do pagamento dos tributos através do planejamento de datas que se adequem ao caixa da empresa e a redução da base de tributação. Essa estratégia de análise e gestão de tributos deve ser utilizada por todo tipo de empresa, não importando o tamanho.

0
Dislike0
User badge image

Paduan Seta Advocacia

O Planejamento Tributário é um instrumento utilizado para a redução de custos e despesas de uma empresa, por meio de alguns pilares, todos dentro dos limites legais:

  • redução de tributos a serem pagos
  • redução de riscos tributários
  • otimização operacional e financeira

Claro que a redução da carga tributária acaba sendo sempre o foco de um Planejamento Tributário, até pelo fato de que os empresários sejam desejam reduzir o montante que pagam a título de tributos. Entretanto, esse não é o único objetivo de um Planejamento tributário.

Daí surge a ideia de redução de riscos tributários, elaborando estratégias e ações que sejam condizentes com a legalidade, para que a empresa não corra o risco de pagar multas e ser enquadrada como sonegadora fiscal, por exemplo.

Além disso, o Planejamento Tributário, como o próprio nome diz, deve antever as situações, por conta de seu caráter preventivo. A ideia é planejar para que a carga tributária seja reduzida ao máximo, dentro da legalidade.

Por fim, é importante que todo Planejamento Tributário envolva diversas áreas de uma empresa, como o jurídico, contábil, operacional, e assim por diante.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais