Buscar

Como é o pensamento filosofico para platao

💡 1 Resposta

User badge image

Karina

Entre realizações, Platão fundou uma escola em Atenas, a Academia. Ele também escreveu sobre diversos temas como: amor, amizade, política, justiça, imortalidade da alma, coragem e muitos outros.

Discípulo de Sócrates, Platão foi influenciado pelas ideias de seu mestre. A própria maneira de Sócrates ensinar, dialogando com as pessoas, é usada por Platão para expor suas ideias. Os diálogos de Platão possuem Sócrates como personagem principal, e suas falas expressam as ideias a serem transmitidas.

Suas ideias podem ser divididas em alguns momentos. O jovem Platão preocupava-se em defender seu mestre Sócrates (acusado injustamente). Seus primeiros livros são fortemente influenciados por Sócrates, defendendo virtudes e demonstrando falsas análises sobre o tema discutido sem a preocupação de uma conceituação profunda. O interesse maior era o de levar a pensar sobre determinado assunto.

Num segundo momento, Platão passa a buscar conceituações mais profundas e a desenvolver ideias próprias. O começo deste desenvolvimento começa no diálogo Fédon, no qual Platão afirma existir um Bom, um Belo, um Grande etc. em si. Significa dizer que existem ideias independentemente do pensar humano. Estas ideias não são materiais, porém são reais. Além disso, são perfeitas, o que significa que são eternas, não se alteram, permanecendo as mesmas. Para Platão, as coisas que percebemos, os objetos sensíveis, são apenas cópias das ideias (formas) perfeitas. Se há um conhecimento, que não seja o da opinião, este não está no “mundo sensível” (formado pelas coisas que podemos perceber pelos cinco sentidos). O conhecimento está em relembrar as ideias do “mundo inteligível” contempladas pela alma antes de se tornar prisioneira num corpo. Platão trabalha sempre esta noção das ideias como o ideal a ser alcançado e trabalha próximo a isso em sua teoria do conhecimento.

É possível que a passagem mais conhecida de Platão seja o Mito da Caverna, presente no livro A República. Neste “mito” (alegoria) Platão traça o percurso da aquisição do conhecimento, da ignorância até às ideias.

 

FONTE: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/filosofia/platao.htm

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais