Buscar

Explique a passagem da fórmula liberal do Estado mínimo para o Estado social

Respostas

User badge image

Alysson Rocha

Entende-se por Estado mínimo o Estado que não interfere nas relações privadas, ao passo que o Estado social intervém.
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Sabemos que depois da teoria do liberalismo proposta por John Locke muitas pessoas aderiram ao que era tido como o estado liberal, em que o governo deveria interferir o mínimo possível na vida das pessoas, assim como no mercado e na economia. Deste modo, segundo a teoria liberalista, as pessoas poderiam gozar de liberdade completa e o estado teria função apenas de regulamentar alguns princípios principais, garantir a segurança pública e julgar quando necessário.

Entretanto, quanto mais a classe burguesa foi ascendendo e as desigualdades sociais se tornando cada vez mais impactantes, surge uma outra concepção: de que o estado deveria se preocupar também em manter o bem estar da sociedade, pensando em garantir os direitos básicos de seus cidadãos, como saúde, educação e segurança. Assim, surge a concepção de um estado de bem-estar social.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando