Buscar

Os íons cálcio são necessários à solução extracelular para transmissão sináptica porque

💡 3 Respostas

User badge image

Giovanna Leao ferreira

Porque são os ions de calcio que entram no terminal nervoso pré-sináptico em decorrência da despolarização e estimulam as vesículas sinápticas para liberarem seu conteúdo na fenda sináptica.

7
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A sinapse é uma junção anatômica especializada entre dois neurônios, onde a atividade elétrica de um influencia a atividade do outro. Existe também a sinapse química onde a informação é transmitida por meio de mediadores químicos chamados neurotransmissores. Eles irão atuar em proteínas receptoras da membrana da célula pós-sináptica (um outro neurônio ou um miócito), podendo ser inibitórias ou excitatórias.


O cálcio tem função importante nesse processo. Para que haja a sinápse é necessário que ocorra despolarização do neurôrio, assim no terminal axonal do neurônio pré-sináptico onde existem vesículas sinápticas repletas de neurotransmissoresção são induzidas a liberarem o conteudo contido nas vesículas. Esse processo ocorre devido a abertura de canais de cálcio pela despolarização. Quando o Ca++ é liberado pelos canais, ele se liga à proteínas que estão na superfície interna da membrana pré-sináptica. Essa ligação do cálcio modifica a membrana da vesícula sináptica e faz com que ela rompa, assim liberando os neurotransmissores na fenda sináptica (espaço virtual entre os dois neurônios envolvidos na sinapse).

2
Dislike0
User badge image

Haroldo Bacaro

a determinação do teor de íons cálcio em um medicamento através do processo de precipitação do cálcio na forma de carbonato de cálcio, um farmacêutico repetiu o procedimento seis vezes e obteve um valor médio de 0,6734 gramas de íons cálcio com desvio padrão de 0,0176 gramas. Considerando um intervalo de confiança de 95 % para N-1 graus de liberdade em que “t” é igual a 2,57, assinale a alternativa que indica o valor correto do intervalo de confiança (IC) para o teor de íons cálcio no medicamento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais