Buscar

o que acontece da primeira á terceira semana de desenvolvimento embrionário ?

💡 2 Respostas

User badge image

Isabella M

Zigoto: é o produto do processo de fertilização. É também um marco do início de uma nova vida, que começa neste instante.

Clivagem: este evento é uma sequência de divisões celulares mitóticas que o zigoto sofre, e os produtos deste processo são os blastômeros. Durante a clivagem o zigoto não sofre variação de tamanho.

Mórula (do latin morus, amora): é o conjunto de 12 a 32 blastômeros, formado através do processo de clivagem do zigoto. Os blastômeros vão mudando sua forma e se interconectando, formando um aglomerado firme de células, assemelhando-se a uma amora, fato esse que justifica seu nome. Este estágio ocorre de 3 a 4 dias após a fertilização concomitantemente à chegada do embrião no útero.

Blastocistos (do grego blastos, germe + kystis, vesícula): nesse estágio a mórula sofre mudanças que a converte em blastocisto. Isto ocorre imediatamente após a chegada da mórula no útero, quando a cavidade blastocística é preenchida por um líquido. Neste momento suas células se dispõem centralmente e formam o primórdio do embrião.

Gástrula (do grego gasterestômago): neste estágio, onde o embrião já está na terceira semana, o blastocisto se transforma em gástrula, a este processo de transformação chamamos “gastrulação”. Durante toda esta fase forma-se um disco embrionário trilaminar. Esse disco é responsável pelas 3 camadas germinativas da gástrula que se diferenciarão nos tecidos e órgãos do embrião: ectodermamesoderma e endoderma.

Nêurula (do grego neuron, nervo): neste estágio o embrião se desenvolve a partir da placa neural, isto ocorre durante a terceira e a quarta semana. É o primeiro vestígio do sistema nervoso.

MOORE, K.L.; PERSAUD, T.V.N. The developing human: clinically oriented embryology. 7ª ed. Elsevier. USA, 2003.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A embriogênese, as primeiras oito semanas de desenvolvimento após a fertilização, é um processo incrivelmente complicado. É incrível que em oito semanas estamos nos transformando de uma única célula para um organismo com um plano corporal multinível. Todos os sistemas circulatório, excretor e neurológico começam a se desenvolver durante esse estágio. Felizmente, como acontece com muitos conceitos biológicos complexos, a fertilização pode ser dividida em idéias menores e mais simples. A grande ideia da embriogênese está indo de uma única célula para uma bola de células para um conjunto de tubos. Vamos começar no começo Passo 1: um zigoto é a única célula formada quando um óvulo é um fusível de espermatozóide; a fusão é conhecida como fertilização Etapa 2: as primeiras 12 a 24 horas após a formação de um zigoto em clivagem - divisão celular muito rápida.


Na primeira semana a primeira prioridade do zigoto é dividir para fazer muitas novas células, por isso, os primeiros dias são gastos em rápida divisão mitótica. A cada ronda de divisão, duplica em número de células, pelo que o número de células aumenta a uma taxa exponencial! Esta divisão está ocorrendo tão rapidamente que as células não têm tempo para crescer, então o estágio de 32 células conhecido como mórula é do mesmo tamanho que o zigoto.


Neste ponto, a zona pelúcida (uma membrana protetora de glicoproteínas que cercaram o óvulo) ainda está intacta, o que também limita o tamanho que ela pode crescer. Neste ponto, as células da massa celular interna são pluripotentes, o que significa que elas eventualmente se transformam nas células de qualquer tecido corporal (músculo, cérebro, osso, etc.). Durante a segunda semana, essas células se diferenciam ainda mais no epiblasto e no hipoblasto, que são as duas camadas do disco bilaminar. Este disco é uma fatia plana em toda a esfera em desenvolvimento e divide o ambiente em duas cavidades. O hipoblasto é a camada voltada para o blastocelo, enquanto o epiblasto está do outro lado. Vamos imaginar cada uma dessas camadas como um balão plano. Os balões se expandem para preencher o espaço e se tornam as duas novas cavidades: o primitivo saco vitelino no lado do hipoblasto e a cavidade amniótica no lado do epibleto. A cavidade amniótica acabará por cercar o feto.


Na terceira semana  do desenvolvimento é a semana da gastrulação. A camada germinativa é uma camada de células que irá formar um dos nossos tubos organizacionais. Nossa anatomia pode realmente ser reduzida a um tubo interno (nosso tubo digestivo) e uma série de tubos que envolvem o tubo. As três camadas germinativas que se traduzirão nesses tubos são o ectoderma, o mesoderma e o endoderma.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais