Buscar

Pessoal venho pedir uma opinião sobre um resumo que eu escrevi sobre o pensamento econômico.

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
HISTÓRIA DO DIREITO DO TRABALHO CLÁSSICO

O PENSAMENTO ECONÔMICO
Rafaela Ferreira Lopes¹

             O pensamento econômico obteve diversas doutrinas das quais foram algumas enumeradas neste resumo. As evidencias do pensamento econômico foram surgindo de acordo com as necessidades de cada época, essa junção de idéias foi crucial para o pensamento e o desenvolvimento da economia hoje.
             O mercantilismo em sua origem concretizou sua política econômica com o acumulo riquezas. Sua política era parcialmente interferida pelo Estado e foram divididos em fases. A fase industrial foi desenvolvida para extrair a maior quantidade de metais que correspondia e nomeava e maior riqueza do país. A importância da indústria e comercio foi reconhecida pelo mercantilista Montchrétien (1575-1621), onde defendeu a liberdade de trabalho. Em 1750 surgem as reações contra o mercantilismo onde foi criada a Escola Fisiocrática que apresentou uma nova concepção social e econômica que não funcionava com a intervenção do Estado e enaltecia o estado natural onde o homem tem direito de trabalhar e produzir livremente. As estratificações dos fisiocratas eram divididas entre os que trabalhavam na terra, os proprietários e as indústrias e o comércio.A citação, laser faire, laisser passer "deixai fazer, deixai ir, deixai passar", foi o pensamento político de suma importância para a origem do pensamento liberal que pregava o livre desenvolvimento da indústria e comércio. A Escola Clássica Liberal foi idealizada por Jonh Locke representada por Adam Smith que era contra a forma mercantilista e sim no trabalho humano aplicado à produção mantendo o equilíbrio e impulsionando o mercado. A política do mercantilismo beneficiava somente a nobreza assim ele idealizou o trabalho humano com a elevação do nível de vida do povo. 
            Na Inglaterra também desenvolveu suas teorias que foram dirigidas por Mathus (1776-1834) e Ricardo (1772-1823) que fundaram a Escola Liberal Inglesa eles seguiam o pensamento sobre o controle de natalidade que envolvia alterações na economia com o nascimento de outros membros de uma família. Outro representante a ressaltar foi Stuart Mill (1806-1873) que considera o trabalho importante porque o trabalhador receberia de acordo com sua contribuição assim, evoluindo a economia e a livre concorrência dos mercados.
            Essas foram às grandes influências para o crescimento e desenvolvimento da economia mundial sendo que as idéias liberalistas já estavam surgindo e conseqüentemente a evolução do direito do trabalho nascendo. Decerto a política econômica visa o lucro e a produção causou uma reação negativa nas condições sóciais dos trabalhadores. Atualmente essas doutrinas de pensamento econômico são expressas e estudadas de acordo com os direitos do cidadão. E que a cada década possamos identificar formas de aperfeiçoamento das condições econômicas e trabalhistas.

               MASCARO, Amauri. Curso de Direito no Trabalho. 26. Ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

💡 2 Respostas

User badge image

Elielson Felipe

Seus texto está bom. Falta apenas um pouco mais de conecção entre alguns paragrafos e algumas idéias. No geral o texto está bem enxuto.

1
Dislike0
User badge image

Rafaela Ferreira

Agradeço! vou melhorar..

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais