Buscar

O que é efeito expansivo circular do salário?

Eu entendi muito pouco sobre esse assunto. Só sei que quando o obreiro trbalha com remuneração não fixa, como vendedores, garçons. Eles recebem comissão, gorgetas. Quando são deslgados da empresa tem que fazer uma média das remunerações extras e expandir o valor para fins de rescisão contratual.

Preciso de uma forma mais simplificada para que eu possa entender efetivamente esse assunto.

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

As parcelas de natureza salarial possuem natural efeito expansivo ou, "efeito expansivo circular". Significa que é próprio das parcelas de natureza salarial produzir reflexos sobre outras parcelas. 

6
Dislike1
User badge image

Paduan Seta Advocacia

O Efeito Expansionista Circular do Salário é, em resumo, o reflexo que determinadas verbas trabalhistas (salariais) possuem em outras verbas trabalhistas.

Por exemplo, um garçom recebe gorjetas. Por serem habituais, as gorjetas integram o salário do garçom e, portanto, refletem em outras verbas trabalhistas, como FGTS, 13º salário e férias, que serão impactadas por essa gorjeta.

Daí o nome de "Expansionista", pelo fato de que uma verba acaba por expandir outra verba. Nesse caso, a gorjeta recebida não só integrará o salário do garçom, como também fará com o seu 13º salário e suas férias, por exemplo, sejam também maiores.

E daí também a expressão "circular", pelo fato de que essas verbas circulam e uma influencia na outra.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais