Buscar

Qual a diferença entre o homocídio privilegiado tipificado no art.121§1°( segunda parte) e a atenuante genérica do art.65,III,"c", do Código Penal?

Anásise sobre os aspéctos jurídicos da "emoção".

💡 3 Respostas

User badge image

kalina

Algumas diferenças são passíveis de análises, senão vejamos... kkkk

Inicialmente:

O privilegio do Art.121,§1º, CP é exclusivamente aplicável para o crime de homicídio, enquanto que a atenuante poderá ser aplicada para qualquer crime (genérico);

Uma delas será causa de diminuição de pena e a outra atenuante.

Aconselho que leia a respeito da dosimetria da pena e então entederás qual o momento para arguir a diminuição ou a atenuante.

Abraço, espero ter ajudado!

2
Dislike0
User badge image

Deeltocarlos Apolinario

O art.121 §1° incide apenas naquelas situações em que o agente pratique a conduta impelido por motivo de relevante valor social ou moral. Sendo o homicídio privilegiado, assim depende da prova de que o agente atuou no calor dos fatos, impulsionado, dominado pela motivação relevante.

Art 65, III, "c" Refere-se a influência da violenta emoção, a despeito da relevância da motivação, não podendo afirmar que o agente tenha praticado o delito em uma imediata reação. A atenuante desse artigo será quando comprovado o motivo de relevante valor moral ou social, não podendo afirmar que a conduta seja fruto do instante dos acontecimentos.

2
Dislike0
User badge image

Edilauson Monteiro

Vamos la,

HOMICIDIO PRIVILEGIADO é a causa da diminuição da pena. São 03 as modalidades:

1 - Relevante Valor Social: Ex.: Quando há um estuprador na região, e a população age de modo "justiceiros", matando essa pessoa que fez mau a população da região;

2 - Dominio de Violenta Emoção, logo em seguida a injusta provovação da vítima: Ex.: Como se a vítima impulsionasse para que o Réu cometesse o homicídio; Ameaçava a família do réu (por exemplo), a vítima faria a família do réu refém, e com um vacilo da vítima, o réu rouba a arma e ceifa a vida da vitima (sequestrador).

3 - Relevante Valor Moral: Ex.: Clássico é a causa da EUTANASIA, ORTOTANASIA E DISTANACIA...

 

Já a parte da atenuante, são os valores subjetivos do Réu; (Bom comportamento, moradia fixa, primário, etc.)

 

Espero ter ajudado

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais