Buscar

A Administração pode rescindir um contrato administrativo em virtude de sua anulação? E pode rescindi-lo por motivos de conveniência e oportunidade?

Fundamente a resposta, indicando o entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre o tema;

💡 2 Respostas

User badge image

Delicidade LB

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

A anulação é uma das formas de extinção dos contratos administrativos. Um contrato é anulado quando padece de vício de ilegalidade. Encontra fundamento no art. 59, da Lei 8.666/93.

Um contrato administrativo não pode ser extinto por mera conveniência e oportunidade. A figura mais próxima disso é a rescisão unilateral, que, no entanto, demanda razões de interesse público para a extinção, nos termos do art. 78, XII, da Lei 8.666/93.

Art. 59.  A declaração de nulidade do contrato administrativo opera retroativamente impedindo os efeitos jurídicos que ele, ordinariamente, deveria produzir, além de desconstituir os já produzidos.

Parágrafo único.  A nulidade não exonera a Administração do dever de indenizar o contratado pelo que este houver executado até a data em que ela for declarada e por outros prejuízos regularmente comprovados, contanto que não lhe seja imputável, promovendo-se a responsabilidade de quem lhe deu causa.

-

Art. 78.  Constituem motivo para rescisão do contrato:

XII - razões de interesse público, de alta relevância e amplo conhecimento, justificadas e determinadas pela máxima autoridade da esfera administrativa a que está subordinado o contratante e exaradas no processo administrativo a que se refere o contrato;

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais