Buscar

Como definir Concurso de crime?

Definição do tema concurso de Crime

💡 5 Respostas

User badge image

Grasiela Ferreira Dias

Concurso de crimes quer dizer que o agente ou um grupo de agentes cometeu dois ou mais crimes mediante a prática de uma ou várias ações. Portanto, dentro de uma mesma dinâmica há a pratica vários crimes. 

O concurso de crimes está previsto nos artigos 69, 70 e 71 do Código Penal. Ele é subdividido em concurso material, concurso formal e crime continuado.

a)    Concurso Material

Ocorre quando o agente mediante mais de uma conduta (ação ou omissão) pratica dois ou mais crimes idênticos ou não. Exemplo: Fulano, armado com um revolver, atira em Cicrano e depois atira em Beltrano, ambos morrem. Neste exemplo, há duas condutas e dois resultados idênticos.

Quando os resultados são idênticos, utiliza-se o termo homogêneo e quando os resultados são diversos utiliza-se o termo heterogêneo.

No concurso material, o agente deve ser punido pela soma das penas privativas de liberdade.

 

b)   Concurso Formal

Ocorre quando o agente mediante uma conduta (ação ou omissão) pratica dois ou mais crimes idênticos ou não. Exemplo: Fulano atropela três pessoas e elas morrem. Neste exemplo, nós temos três resultados idênticos diante de uma única conduta. 

Portanto, os requisitos para que se configure o concurso formal são: Única conduta e dois ou mais resultados que sejam fatos típicos e antijurídicos.

*Escrito por: Angelo Mestriner | Aluno do curso de Direito da UNIP. Formado em Processamento de Dados com ênfase em Análise de Sistemas pela FATEC. 

Disponível em:http://www.direitosimplificado.com/materias/concurso_de_crimes.htm (Acesso em 23/08/2014).

3
Dislike0
User badge image

Luana Vaz

Concurso de crimes é quando o agente, com uma ou mais ação, comete mais de um crime. Existem três espécies de concurso de crime: Concurso material - os crimes são cometidos com 2 ou mais ações ou omissões (art. 69, CP) ; Concurso formal - os crimes são cometidos com 1 só ação ou omissão (art. 70, CP) (O concurso formal ainda se subdivide em formal próprio e formal impróprio) ; Crime continuado - os crimes são cometidos com 2 ou mais ações ou omissões, o bem jurídico lesado deve ser o mesmo, mas não necessariamente idêntico - devem dar a entender que os crimes posteriores são continuação do primeiro (art. 71, CP).

A diferenciação da espécie do Concurso de crimes implica diretamente na pena do agente.

2
Dislike0
User badge image

Éverton Batista dos Santos Toffanetto

http://www.direitosimplificado.com/materias/concurso_de_crimes.htm

 

http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=911

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais