Buscar

Como a gastroenterite está relacionada à intolerância a lactose?

💡 2 Respostas

User badge image

Maria Eduarda Reis Cavalcanti

A gastroenterite, infecção viral ou bacteriana, caracteriza-se como uma lesão na mucosa intestinal. O malefício dessa mucosa atinge mais facilmente o estrato apical, em detrimento ao basal. No entanto, a dissacaridase lactase encontra-se na porção apical da mucosa intestinal, fixa por proteínas de ancoragem. Por essa razão, um acometimento dessa região reduz a quantidade de lactases. Tal quadro clínico corrobora para o desenvolvimento de uma intolerância à lactose secundária, com sintomas como distensão abdominal, flatulência e diarreia
2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Gastroenterite significa inflamação do estômago e do intestino. A gastroenterite mais frequente é a causada por toxinas bacterianas que contaminam os alimentos (Intoxicação alimentar). O mau acondicionamento, incluindo a má refrigeração dos alimentos, são consideradas as causas mais frequentes de epidemias em grandes eventos como é o caso de casamentos, baptizados, creches, etc.

Neste contexto, a  dificuldade em digerir a lactose pode igualmente ser causada por diversas doenças gastrointestinais. A gastroenterite viral ou bacteriana e outras doenças, como a doença celíaca, podem destruir as células produtoras de lactase que revestem o intestino delgado.

Uma proliferação bacteriana, na qual o intestino delgado contém mais bactérias do que o normal, pode igualmente causar sintomas de sensibilidade à lactose da dieta. Neste caso, as bactérias degradam a lactose no intestino delgado, libertando gás. Este gás pode provocar distensão (inchaço) abdominal, cólicas e flatulência (gases), bem como diarreia. O problema não é secundário a uma deficiência enzimática de lactase mas sim a um excesso de bactérias intestinais.

Fontes:

  • http://www.qualfood.com/doencas-transmitidas-por-alimentos/gastroenterite. Acesso em 21 de junho de 2018.
  • https://hmsportugal.wordpress.com/2011/04/06/sofre-de-intolerancia-a-lactose-saiba-como-aliviar-alguns-sintomas/. Acesso em 21 de junho de 2018.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais