Buscar

Como explicar o acoplamento de reações?

💡 4 Respostas

User badge image

Leonardo Franco

 

IMPORTANTE...

Eu tenho salvo um material de bioquímica muito legal. Meu amigo da UFRJ que recomendou. Dá uma olhada! Eu entendi tudo direitinho por ele. O autor parece conversar com você. O nome é Bioquímica I e Bioquímica II...só entrar nos meus materiais. 

EXPLICAÇÃO

É o seguinte. Vou explicar bem sucintamente. Hehehe...basicamente o organismo é inteligente o suficiente para entender que quebrar substratos de uma vez pode ser negativo, pois ele pode acabar se autodestruindo por que tem reação que libera muita energia. Então o que ele faz, ele acopla algumas reações a outras pra ir tirando energia aos poucos sem comprometer sua sobrevivência e utilizando o máximo possível da energia do substrato. No caso da glicose, que é o que você deve ter visto, as reações acopladas vão tirando as energias aos poucos, por isso são várias etapas, por que o organismo quer tirar o máximo de energia possivel dela sem gerar muito calor e acabar sendo prejudicado. 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Uma célula pode ser vista como uma cidade pequena e movimentada. Proteínas transportadoras movem substâncias para dentro e para fora da célula, proteínas motoras transportam ativamente suas cargas ao longo das trilhas dos microtúbulos e as enzimas metabólicas atarefadamente quebram e constroem macromoléculas. 

Na maioria dos casos, as células usam uma estratégia chamada reação de acoplamento, em que uma reação energeticamente favorável (como a hidrólise do ATP) está diretamente ligada a uma reação energeticamente desfavorável (endergônica). Muitas vezes a ligação acontece através de um intermediário compartilhado, o que significa que um produto de uma reação é "capturado" e usado como um reagente na segunda reação.

Quando duas reações são acopladas, elas podem ser somadas para dar como resultado uma reação global, e o ΔG desta reação será a soma dos valores de ΔGdas reações individuais. Enquanto o ΔG geral for negativo, ambas as reações podem ocorrer. Mesmo uma reação muito endergônica pode ocorrer se estiver acoplada a uma reação muito exergônica (como a hidrólise de ATP). Por exemplo, podemos somar duas reações genéricas acopladas por um intermediário compartilhado, B, da seguinte forma:

A+BA⇋B⇋C+D⇋C+DΔG=XΔG=YΔG=X+Y

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais