Buscar

Qual é a diferença entre direito moral e justiça

Conceitos

💡 4 Respostas

User badge image

Otávio Gomes

DIREITO, MORAL E JUSTIÇA Muito se discute sobre se a moral criou as regras do direito ou se o direito criou as regras morais. No entanto, e seguindo a maioria dos autores, temos que as regras morais são anteriores às regras do direito, uma vez que a regra moral deriva do interior não necessitando de um evento externo para existir. Além do mais, as regras morais não possuem o mesmo poder punitivo das regras jurídicas, ou seja, uma autoridade pública para fazer valer seus mandamentos e sanções. A moral tem uma punição somente de consciência, rejeição social, vergonha. A moral não é sancionada ou possuem um processo complexo e rígido como as regras jurídicas, mas é determinada pela própria sociedade através dos costumes. A principal diferença entre regras de direito e regras de moral é que as primeiras têm por objeto as relações entre pessoas, já as regras morais tem como objeto o homem como individuo. Ainda, como característica da regra jurídica tem a coerção, a bilateralidade, atributividade e para a regra moral temos a espontaneidade, consciência, unilateralidade, conduta interior. As regras de direito e as regras morais podem vir em consonância ou dissonância entre elas, ou seja, estar diante de uma regra de direito moral ou imoral. Salienta-se que mesmo a regra de direito sendo imoral, ela ainda possui o poder coercitivo e punitivo, sendo exigível e obrigando a todos, sendo tão valido quanto o direito moral. No entanto essa regra de direito imoral pode vir a ser reformulada ou até mesmo revogada, de acordo com os anseios da sociedade. Por este motivo dissemos que as regras de direito advém das regras morais. E, por sua vez, o direito intervém nas relações sociais. O direito tem seu surgimento a partir da moral e convive com a mesma diariamente, criando novos conceitos e normas jurídicas, alterando as existentes. Assim a moral é o fim do direito quando moraliza as atitudes humanas na relação individuo/sociedade a, ao mesmo tempo, fundamenta sua validade obrigatória na moral. A estreita relação entre direito e moral pode ser percebida fortemente na reparação civil por danos morais, uma vez que protege a esfera íntima da pessoa, inclusive sua moral (honra objetiva, subjetiva, autoestima, conceito social) punindo na forma de indenização o sofrimento moral injustificado causado a outro. A própria Constituição Federal determinou a indenização pelo abalo moral no seu art. 5º, X, é a defesa da pessoa humana em face de ofensas ao seu direito personalíssimo. O objetivo da indenização por dano moral é a manutenção e preservação da personalidade humana. O quantum da indenização é fixado pelo julgador, não podendo ser fonte de enriquecimento da vitima nem ínfimo ou simbólico e terá objetivo de compensação pelos danos causados e como caráter social e preventivo desestimulando novos atentados no futuro.  


3
Dislike0
User badge image

Valdemir Cardoso

Sintetizando o resumo, muito bem colocado, pelo Sr. Otávio Gomes, temos que:

O direito é um conjunto nde normas de conduta social, imposta de forma coercitiva pelo Estado afim de realizar a "segurança", segundo os critérios de justiça; Já a moral sendo tambem um conjunto de normas reguladoras do comportamento do homem em sociedade, porem estas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano em sociendade, alem de ser de foro íntimo, portanto trazendo em si, sanções individual, no campo do pensamento. Quanto a justiça, esta é um conceito abstrato presente no campo do Direito, Filosofia, Moral, ética e Religião, idealizando um estado de convívio social de forma equilibrado e imparcial entre os interesses diversos das pessoas envolvidades e conviventes deste grupo social.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais