Buscar

Como ocorre ativação dos linfócitos T

De uma forma bem resumida

💡 6 Respostas

User badge image

Grazi Vieira

Através das células apresentadoras de antígenos (APCs) que são: células dendríticas, macrófagos e monócitos. Essas células levam o epítopo do antígeno até a zona paracortical dos linfonodos ou no baço que é onde se alojam os linfócitos T esperando para serem ativados começar a recirculação até encontrar o local da lesão.

3
Dislike0
User badge image

Sodré Luis

Ocorre nos Órgãos linfoides secundarios, onde ha presença de grande população de LT.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder essa questão precisamos aplicar nosso conhecimento sobre imunologia.


A ativação dos linfócitos T ocorre quando os microrganismos e antígenos que atravessam a barreira epitelial são fagocitados ou reconhecidos pelas células dendríticas imaturas. As células dendríticas que reconhecem os microrganismos (via receptores de reconhecimento de PAMP’s, como TLR, NOD e etc) iniciam o processo de amadurecimento e migração para o linfonodo regional (zona LT). No linfonodo, as DC’s (também chamada de APC) apresentam os antígenos aos linfócitos T via MHC (do tipo I ou II), fornecendo o 1º sinal para ativação dos linfócitos T. As APC’s devidamente ativadas, também expressam moléculas co-estimulatórias (como B7-1, B7-2 e CD58) que fornecem o 2º sinal para ativação e proliferação dos LT, além de secretarem citocinas (3º sinal), que ajudam a determinar o perfil de LT efetor gerados após a ativação.


Portanto podemos concluir que o processo de ativação dos linfócitos T começa quando as células dendríticas fagocitam microrganismos e isso gera uma reação em vários outros receptores e linfonodo, fazendo com que se desencadeie o processo de ativação do linfócito T.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais