Buscar

INSS / FGTS

Gente, alguém sabe dizer se a empresa que não repassou o valor do INSS descontado em folha para a previdência, gera indenização por danos morais?
O mesmo acontece com o FGTS?
Obrigado.

💡 2 Respostas

User badge image

luana alves

RESPONDE POR APROPRIAÇÃO INDEBITA

0
Dislike1
User badge image

Estudante PD

Em regra, em relação ao FGTS não gera o dano moral a simples falta de repasse conforme a jurisprudência a seguir:

RECURSO DE REVISTA - MORA REITERADA NOS DEPÓSITOS DO FGTS - DANO MORAL NÃO CONFIGURADO. O não recolhimento do FGTS no tempo legal, por si só, não configura o dano moral. O descumprimento de disposição contratual enseja consequências próprias previstas na legislação trabalhista, tais como a condenação ao pagamento do valor devido, com juros e correção monetária. Por outro lado, reconhecer a existência de dano moral pressupõe aferir a ocorrência de violação de algum dos direitos da personalidade do trabalhador, como a honra, a imagem, o nome, a intimidade e a privacidade, entre outros. Nesse passo, não configura dano à esfera extrapatrimonial do trabalhador o não recolhimento do FGTS no prazo legal, se desacompanhado tal fato de circunstância que revele abalo aos direitos da personalidade do trabalhador. Trata-se de reconhecer, portanto, que o descumprimento contratual pode gerar reparação por danos morais, se comprovado que dele exsurgiu para o trabalhador a experimentação de circunstâncias que afetem sua dignidade. No entanto, a configuração do dano moral não está relacionada automaticamente ao inadimplemento contratual, mas depende de prova de que dele decorreram circunstâncias que resvalam em direitos da personalidade do trabalhador (por exemplo, o atraso no pagamento de contas, com lesão à sua imagem na praça, a impossibilidade de arcar com necessidades elementares, com afetação de sua dignidade, entre outros), o que não restou demonstrado no caso concreto. Precedentes desta Corte. Recurso de revista conhecido e provido.

 

(TST - RR: 13394420115010005, Relator: Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, Data de Julgamento: 22/03/2017, 7ª Turma, Data de Publicação: DEJT 24/03/2017)

E em relação ao INSS e verbas rescisórias, em regra, também não há que se falar em dano moral: 

1. AGRAVO DE INSTRUMENTO. RECURSO DE REVISTA. LEI 13.015/2014. DANOS MORAIS. FALTA DE RECOLHIMENTO DE INSS E DE DEPÓSITOS DE FGTS . Em face da plausibilidade da indicada afronta ao art. 927 do Código Civil, dá-se provimento ao Agravo de Instrumento para o amplo julgamento do Recurso de Revista. Agravo de Instrumento a que se dá provimento. 2. RECURSO DE REVISTA. LEI 13.015/2014. DANOS MORAIS. FALTA DE RECOLHIMENTO DE INSS E DE DEPÓSITOS DE FGTS . A jurisprudência desta Corte vem assentando o entendimento de que a condenação ao pagamento de indenização por danos morais decorrente do atraso no pagamento das verbas rescisórias, bem como no recolhimento de depósitos de FGTS depende da comprovação do real prejuízo e do constrangimento ocorrido por culpa da reclamada. ILEGITIMIDADE PASSIVA AD CAUSAM. RESPONSABILIDADE SUBSIDÁRIA. MULTA PREVISTA NO ART. 477 DA CLT. NÃO CUMPRIMENTO DOS REQUISITOS DO § 1º-A DO ARTIGO 896 DA CLT. NÃO CONHECIMENTO. Inviável o conhecimento do recurso de revista quando a parte recorrente não transcreve o trecho do acórdão do Tribunal Regional que consubstanciaria o prequestionamento da matéria suscitada em suas razões recursais. Incidência na espécie do art. 896, § 1º-A, inc. I, da CLT. Recurso de Revista de que se conhece em parte e a que se dá provimento.

 

(TST - RR: 8677820115010058, Relator: João Batista Brito Pereira, Data de Julgamento: 15/02/2017, 5ª Turma, Data de Publicação: DEJT 17/02/2017)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais