Buscar

SISTEMAS DE ENSINO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS

nao encontro nada relacionado a eesa grade da UNINTER

💡 5 Respostas

User badge image

Lucélia Santos Professora

APOL - DISCURSIVA SISTEMA DE ENSINO E POLÍTICAS EDUCAIONAIS

1-A Reforma Capanema, para o ensino médio, constitui-se de decretos-leis.....A

2-Os principais programas do FNDE são os seguintes: Programa Nacional....D

3-A elaboração da primeira LDB ocorreu num período de relativa.......C

4-Não vou adentrar os problemas trazidos por essa contradição, como....D

DISCURSIVA

1-A reforma das políticas sociais pôs em tela a questão da descentralização, desde os anos de 1980. A redefinição de competências e atribuições na área social fazia parte do processo de passagem de um federalismo extremamente centralizado (construído sob o regime autoritário) para um federalismo cooperativo de feição não definida até a reforma constitucional. FREITAS, Dirce Nei Teixeira de. A avaliação da educação básica no Brasil: dimensão normativa, pedagógica e educativa. Campinas: Autores Associados, 2007. (p. 66). Conforme o livro-base da disciplina cabe ao governo federal a coordenação política, a articulação dos diferentes níveis de ensino bem como as funções normativa, supervisora, redistribuitiva e supletiva. O que significa a função “redistributiva”? Descreva-a.

R=A função redistributiva — o governo federal está obrigado a promover transferências de recursos das regiões mais ricas para as mais carentes. O exemplo principal dessa atividade é Fundef e o Fundeb, que procuram equilibrar a distribuição de recursos entre as diferentes regiões do país. (p. 143)

2-Leia o fragmento de texto a seguir:   O cenário de uma escola é mais ou menos este: equipe gestora, professores, alunos, serviços e comunidade, representada em conselhos. Talvez existam na instituição outros setores, por conta da criatividade e iniciativa dos seus dirigentes. MAIA, Christiane Martinatti; SCHEIBEL, Maria Fani; URBAN, Ana Claudia. Didática: organização do trabalho pedagógico. Curitiba: IESDE, 2009. (p. 85)    De acordo com o conteúdo apresentado nas aulas e o livro-base da disciplina, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) de 1996 determina a articulação da ação docente em relação aos seus direitos e deveres. Nesse contexto, disserte sobre a função docente em relação aos estudantes e à gestão escolar, prevista na LDBEN:

R=A LDBEN de 1996 institui a função docente articuLada entre direitos/deveres, o que compreende: a participação na elaboração da proposta pedagógica da instituição escolar a elaboração e o cumprimento do plano dc trabalho (em conformidade a proposta pedagógica da escola); o  cumprimento da jornada escolar anua] fixada em dias letivos e horas-aula; a participação integral nos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional (LDBEN, art. 13,1, II e V).

Em relação aos estudantes, os professores devem: zelar pela aprendizagem (LDBEN, art. 13, 111); e estabelecer estratégias de recuperação daqueles com menor rendimento (LDBEN, art. 13, IV).

Em relação à gestão escolar, os professores devem colaborar com as ações desenvolvias pelas instituições para envolva-las e articulá-las com as famílias e a comunidade (LDBEN, art. 13, VI). (p. 153)

3 -Leia o fragmento de texto a seguir:   A legislação educacional brasileira e sua expressão política não primam pela consistência. A frequência quase estatística de atos legislativos concernentes à educação atende mais a necessidades de remendar situações anômalas do que propriamente propor à sociedade a correção definitiva de tais situações.   NISKIER, Arnaldo. Filosofia da educação: uma visão crítica. São Paulo: Loyola, 2001. (p. 290) De acordo com o livro-base da disciplina, o principal instrumento da vida dos cidadãos de um país é a sua Constituição. Para além da Constituição, qual outra legislação fundamenta a educação no Brasil?

R=O principal instrumento da vida de um país é a sua Constituição Federal, pois ela apresenta os princípios e os fundamentos que organizam a vida social. No Brasil, além do que prescreve a Constituição, foi instituída a Lei no 9.394/1996, que fixa as Diretrizes de Bases da Educação Nacional (LDBEN), que regula a educação escolar no país.

 4 “A  Le i  10.709 /2003,  ao  ampliar  o artigo  10  da  LDB  ( Lei de Diretrizes e Bases  da Educação  Nacional).................

R=Espera-se  que  o  aluno  identifique  os  seguintes  argumentos:  “A  oferta  de  transporte  escolar público  e  gratuito  deve  ser  realizada  para  garantir  a  educação  para  a  população  em  idade escolar  que  não  têm  escola  ou  não  encontrem  vagas  próximas  as  suas  residências.  As escolas  da  zona  rural  geralmente  recorrem  ao  transporte  escolar,  no  entanto,  em  grandes cidades  esse  sistema  ainda é  utilizado,  principalmente  em  áreas  de  crescimento  populacional irregular.  Algumas  instituições  de  defesa  da  educação  ou  dos  direitos  das  crianças  têm denunciado  o  descaso  de  autoridades  públicas  que  preferem  ofertar  o  transporte  a  construir ou  expandir  escolas  em  áreas  de  grande  densidade  populacional”.  (Livro-base  Sistemas  de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 126)

OBJETIVA

1-Existe  autonomia  escolar  quando  a  instituição  tem  poder  de  decisão.......C

2- À  medida  que  as  condições  sociais  exigem  e  a  cultura  se  enriquece....B

3- A  ligação  entre  o  direito  à  educação  escolar  e  serviço  público  de  caráter ...D

4- Os  principais  programas  do  FNDE  são   :  Programa  Nacional  de Alimentação  Escolar,  Programa  Nacional  do  Livro  Didático,  Programa Dinheiro  Direto  na  Escola,  Programa  Naci onal  Biblioteca  na  Escola, Programa  Nacional  de  Saúde  do  Escolar  e  Programa  Nacional  de Transporte Escolar.   COSTA,  Alexandre.  A  fo rmação  de  professores  na  nova  ordem  de discurso  da  educação  brasileira. 2004. Disponível em:  http://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/1258/912.  Acesso  em 15 abr 2015.  (p. 43) .     A  respeito  da  oferta  de  transporte  escolar  pelo  poder  público,   prevista  na LDB, é possível afirmar  que:   ................... D

5- Cabe,  portanto,  aos  poderes  públicos,  da  esfera  federal,  estadual........D

6- A Lei  de  Diretrizes  e  Bases  da  Educação  Brasileira    (LDB  9394/96)  é  a legislação  que  regulamenta  o  sistema educacional  (público  ou  privado) do Brasil (da educação básica ao ensino superior)..........................B- ENSINO FUNDAMENTAL

7- Na  evolução  da  normatização  d o  sistema  de  ensino,  o  Ministério  da Educação e Cultura ...A

8- Nas  últimas  fases  da  sociedade  industrial,  as  concepções  ........B

9- Não  vou  adentrar  os  problemas  trazidos  por  essa  contradição,  como....D

10- No  Brasil   existe  número  razoável  de  pesquisas  sobre  a  avaliação,...........D

 

4
Dislike0
User badge image

Laidi Saggin

Não estou encontrando as respostas da Apol.. .algum tem
1
Dislike0
User badge image

Laidi Saggin

tbm preciso
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais