Buscar

METODOLOGIA

Lakatos e Marconi (1992, p. 231) ressaltam que, quando os “dados forem irrelevantes, inconclusivos ou insuficientes, não se pode nem confirmar e nem refutar uma hipótese. Caso isso aconteça, tal fato deve ser apontado, não só sob a análise estatística, mas também correlacionando com a hipótese anunciada na pesquisa”. Segundo Marconi e Lakatos (2010, p. 214-215), é necessário assinalar em uma pesquisa: 

I. As discrepâncias entre os fatos obtidos e os previstos nas hipóteses; A comprovação ou a refutação da hipótese, ou ainda a impossibilidade de realizá-la; A especificação da maneira pela qual foi feita a validação das hipóteses no que concerne aos dados.

II. O valor da particularização dos resultados para um universo, no que se refere aos objetivos determinados; As maneiras pelas quais se pode minimizar o grau de verdade das generalizações.

III. A medida que a convalidação empírica permite atingir o estágio enunciado de leis; A forma como as provas obtidas mantêm a sustentabilidade da teoria e como elas determinam sua limitação ou até sua rejeição.

RESPONDER:

a) Apenas a II está correta.

b Apenas a I e a II estão corretas.

c) Apenas a II e a III estão corretas.

d) Apenas a I está correta.

e) Apenas a I e a III estão corretas.

 

 

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Estão corretas as afirmações I e III.

A afirmação II não é verdadeira, pois para uma pesquisa deve ser considerado o valor das generalizações e não da particularização como apresentado; com o objetivo de maximizar o grau de verdade das generalizações e não minimizá-lo.

Espero ter ajudado!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais