Buscar

Para que um método e/ou técnica seja considerada científico é necessário que tenha, no mínimo, as seguintes características:

💡 2 Respostas

User badge image

isaque smithson

A ciência é um saber mais preciso que o senso comum. As diversas ciências, naturais ou sociais, recorrem sempre que possível à Matemática, na tentativa de apresentar resultados rigorosos. Mesmo nas investigações em que não é possível quantificar (a observação psicológica de uma certa pessoa, por exemplo) existe essa procura do rigor.

Por exemplo: É de conhecimento geral que no Norte de Portugal chove mais do que no Sul. O conhecimento científico desse fenómeno é muito mais exacto: no mês de Janeiro de 2003 a precipitação em Faro situou-se entre os 20 e os 40 mm, enquanto no mesmo período no Porto situou-se entre os 350 e os 400 mm (de acordo com o Instituto de Meteorologia).

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O conceito de método vem do grego methodos (“caminho” ou “via”) e refere-se ao meio usado para alcançar um fim. Neste caso devemos entender quais meios o método científico usa pra alcançar um objetivo.


método científico pode ser definido como a maneira ou o conjunto de regras básicas empregadas em uma investigação científica com o intuito de obter resultados o mais confiáveis quanto for possível. Entretanto, o método científico é algo mais subjetivo, ou implícito, do modo de pensar científico do que um manual com regras explícitas sobre como o cientista, ou outro, deve agir.

O método científico como conhecemos hoje foi o resultado direto da obra de inúmeros pensadores que culminaram no “Discurso do Método” de René Descartes, onde ele coloca alguns importantes conceitos que permeiam toda a trajetória da ciência até hoje. São eles:

  • Não tomar nada como verdade absoluta sem antes confirmála com clareza e lucidez;
  • Dividir o problema em partes menores e mais fáceis de serem resolvidas;
  • Iniciar pelos assuntos mais simples e gradativamente chegar ao conhecimento dos mais complexos;
  • Fazer sempre enumerações tão completas e revisões tão precisas que permitam ter certeza de nada haver omitido.

Normalmente a aplicação do método científico engloba algumas etapas como: a observação, a formulação de uma hipótese, a experimentação, a interpretação dos resultados e, por fim, a conclusão. A aplicação do método científico na ótica de Descartes é exemplificado pela figura a seguir:

metodo-cientifico

Fonte: pós-graduando (2018).


Referências:  Como funciona o método científico.pós-graduando.Disponível em:<http://posgraduando.com/metodo-cientifico/:>. Acesso wm 13 jul. 2018.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais