Buscar

a estrutura de mercado denominada modelo de concorrência perfeita

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Em Economia, mercado de concorrência perfeita é um tipo de concorrência de mercado em que há um grande número de vendedores (empresas) e de compradores. Assim, por esse número ser grande, nenhuma organização por si só pode influenciar o nível de oferta de mercado e, consequentemente, os compradores não alteram o preço de equilíbrio. Atualmente, não existe mercado tipicamente de concorrência perfeita. O mercado dos produtos hortifrutigranjeiros é o exemplo que mais e aproxima a esse tipo de mercado. O mercado da concorrência perfeita é o sonho ideal de todo economista liberal.

O conjunto das empresas é quem determina a oferta de mercado, determinando também o preço de equilíbrio enquanto interage com a demanda. Independentemente da quantidade que uma empresa produz, essa empresa terá obrigatoriamente que vender a sua produção ao preço determinado pelo mercado. Bem como o preço é determinado pelo mercado, cada empresa aceitará o preço como um dado fixo sobre o qual não pode influir e, a partir desse preço de equilíbrio, cada empresa individual produzirá a quantidade que indica a sua curva de oferta, que será condicionada pelos custos de produção.

Em uma situação de concorrência perfeita, o número de vendedores e consumidores precisaria ser grande o suficiente para que nenhum player do mercado pudesse, sozinho, influenciar o seu equilíbrio.

Assim, se um vendedor abaixasse ou aumentasse seu preço deliberadamente, esse movimento não teria influência na dinâmica do mercado como um todo. A redução do preço para valores abaixo dos praticados terminaria com o fim dos estoques desse vendedor, enquanto que o aumento faria com que o consumidor migrasse imediatamente para outras marcas.

Além disso, para haver uma concorrência perfeita, os produtos oferecidos deveriam ser similares. Não poderia haver diferenciação na qualidade, na embalagem ou nos serviços associados, como o pós-venda, por exemplo. Isso significa que o consumidor encontraria sempre opções similares para substituir sua compra.

O mercado também precisaria ser permeável, ou seja, totalmente aberto à entrada de novos concorrentes. Por fim, deveria se verificar a livre circulação de informações, incluindo sobre lucros e preços. Nesse sistema, o fato de uma empresa obter lucros muito altos logo atrairia novos concorrentes para o mercado, obrigando essa companhia a reduzir os seus ganhos.

0
Dislike0
User badge image

Jônatas Silva

Onde o preço é estabelicido pelo mercado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais