Buscar

quais as caracteristicas do Estado Medieval?

caracteristicas do estado medieval

💡 14 Respostas

User badge image

Luccas Fernandes

1- Forma Monárquica de Governo;

2- A Supremacia do Direito Natural;

3- Confusão entre o Direito Público e Privado;

4- Descentralização Feudal;

5- Submissão do Estado ao Poder Espiritual Representado pela Igreja Romana;

 

Fonte: Evolução Histórica do Direito - Sahid Maluf

 

5
Dislike1
User badge image

Valdinei Fernandes

O Estado Medieval emergiu culminantemente na Europa Ocidental, através do declínio do Império Romano que ao passo dividiu-se em reinos, quando o comércio praticamente desapareceu das relações sociais e trouxe a agricultura como principal atividade econômica, originando uma sociedade com servidão feudal oriunda da desagregação progressiva do modo de produção escravista, base de sustentação do Império Romano. A sociedade medieval era formada pela nobreza, que apenas combatiam, podendo, muitas vezes exercer funções como administradoras, juízes ou até pessoas da Igreja. Quanto ao clero, rezavam. A Igreja não dominava apenas o ensino, mas a arte e a cultura, ainda também a caridade, a medida do tempo e os laços de parentesco. Enquanto aos servos era destinado o trabalho árduo para sustentar materialmente toda a sociedade, variando apenas o módulo da atividade e a posição na esfera do trabalho. O Direito neste período assume valor de favorecimento a classe possuidora de terras, encontrava-se esfacelado, favorecendo a nobreza. Nesse tipo de sociedade quase não havia mobilidade ou ascensão social. Os camponeses eram apenados, devido aos costumes dos nobres, quando não se submetiam as exigências do senhor feudal, além disso, eram presos a terra, com exceção dos vilões com liberdade de circulação. Havia ainda a execução de penas aplicadas pelos Inquisidores, que utilizavam dos Tribunais Eclesiásticos para até mesmo degolar, entre outras formas punitivas de castigo estabelecidas. O Direito era estabelecido particularmente em cada feudo, ditado pelo senhor feudal, formando direitos apenas, excluindo os deveres, eram estabelecidos direitos que não abarcavam a dignidade da pessoa humana, desprovidos da legalidade, e ausente em legislação.

5
Dislike0
User badge image

Estudante PD

O Estado Medieval caracteriza-se pela descentralização e fragmentação do poder entre os chamados feudos. Teoricamente, o rei exerce o poder sobre todo o reino , mas, na prática, não porque os senhores feudais têm o mesmo poder que ele. Exemplo: o rei pode cunhar moeda, mas o senhor feudal também pode; o rei pode promulgar leis, mas um senhor feudal também pode; um rei pode ter um exército, mas o senhor feudal também pode.
4
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais