Buscar

Resumo de biologia celular?

💡 4 Respostas

User badge image

Gabriel Arcanjo

A primeira vez que alguém falou de célula foi em 1665 por Robert Hooke que pegou uma casca de árvore e disse que são pequenas cavidades, pequenas células. possui dois grupos celulares: procariontes e eucariontes. Os eucariontes tem o envoltório nuclear, diferentemente da célula procariota. As células tem em comum a membrana celular. Membrana celular: bicamada fosfolipídica, semipermeável que possui em suas estruturas lipídios e proteínas. Principais lipídios: fosfogliceridio, colesterol, esfingolipidios e glicolipidios. Proteínas: transmembranas que atravessam a parte gordurosa da membrana e as extrínsecas que estão em sua superfície como detectoras do que entra e sai da célula. Vale ressaltar que a célula possui membrana e suas organelas também possuem, com as mesmas características. Então possui o núcleo com o DNA e o nucléolo com o RNA. DNA com os genes e as características genéticas e o RNA com a função da síntese protéica, onde possui o RNA ribossômico, RNA mensageiro e o RNA transportador. DNA possui as cromátides irmãs com as ligações de hidrogênios dos nucleotídeos, onde que adenina se liga com a timina com três ligações de hidrogênio e citosina e guanina com duas ligações de hidrogênio. RNA por sua vez é apenas uma fita simples com os ácidos nucleicos: adenina, uracila, citosina e guanina. A pentose do DNA: ácido DESOXIRRIBONUCLEICO pentose do RNA: ácido RIBONUCLEICO. Para ocorrer a divisão das células, têm-se a mitose que ocorre a produção de duas células filhas idênticas a mãe com as metades dos cromossomos. E também pode ocorrer a meiose que divide-se em 4 células filhas idênticas a mãe com os cromossomos também dividos entre si. As organelas que diferenciam da célula animal e vegetal, são os cloroplastos com o pigmento fotossintético e os vacúolos, onde raramente possui célula animal com a organela vacúolo com a função de armazenamento de lipídios, carboidratos etc.
3
Dislike0
User badge image

Mago

divisão celular é o processo pelo qual uma célula original se divide em duas ou mais células filhas. A divisão celular geralmente ocorre como parte de um ciclo celular maior. Em eucariotas (material genético organizado no núcleo), existem dois tipos distintos de divisão celular: uma divisão vegetativa, em que cada célula filha é geneticamente idêntica à célula original (mitose), e uma divisão celular reprodutiva, onde o número de cromossomos nas células filhas é reduzido pela metade para produzir gametas haplóides (meiose).

meiose resulta em quatro células filhas haploides passando por uma rodada de replicação de DNA seguido de duas divisões. Os cromossomos homólogos são separados na primeira divisão e as cromátides irmãs são separadas na segunda divisão. Ambos os ciclos de divisão celular são usados ​​no processo de reprodução sexual em algum momento do seu ciclo de vida. Acredita-se que ambos estejam presentes no último antepassado comum eucariótico. Os procariontes sofrem uma divisão celular vegetativa conhecida como fissão binária, onde seu material genético é segregado igualmente em duas células filhas. Todas as divisões celulares, independentemente do organismo, são precedidas por uma única rodada de replicação de DNA .

Para microorganismos unicelulares simples, como a ameba, uma divisão celular é equivalente à reprodução – um novo organismo inteiro é criado. Em uma escala maior, a mitose pode criar novos organismos multicelulares, como plantas que crescem a partir de estacas. A divisão mitótica permite que os organismos que reproduzem sexualmente se desenvolvam a partir do cigoto unicelular, que por sua vez foi produzido pela divisão celular meiótica a partir de gametas . Após o crescimento, a divisão celular pela mitose permite a construção contínua e o reparo do organismo. O corpo humano experimenta cerca de 10 quadrilhões de divisões celulares durante toda a vida.

A principal função da divisão celular é a manutenção do genoma da célula original. Antes que a divisão possa ocorrer, a informação genômica que é armazenada nos cromossomos deve ser replicada e o genoma duplicado deve ser separado de forma limpa entre as células. Uma grande quantidade de infraestrutura celular está envolvida na manutenção da informação genômica consistente entre as gerações.

0
Dislike0
User badge image

Gabriel Arcanjo

corrigindo: adenina e timina possuem duas ligações de hidrogênio e citosina e guanina três pontes de hidrogênio. :) esse foi um resumão sem entrar tanto em detalhes. Abraços!
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais