Buscar

O que vem a ser Rol Taxativo e Rol exemplificativo? Quais são suas especificidades?

O que vem a ser Rol Taxativo e Rol exemplificativo? Quais são suas especificidades?

💡 2 Respostas

User badge image

Matheus Mendonça

  • se você quiser uma resposta objetiva:
    Roll taxativo - a legislação aplica-se somente aos casos listados neste roll.
    Roll exemplificativo - a lei aplica-se aos casos listados e também aos semelhantes a ele.


  • LIka
    respondido 6 anos atrás

é humanamente impossível prever acuradamente todas as situações merecedoras de figurar na norma escrita. Nesse caso, o legislador elege alguns exemplos do que está sendo protegido na lei, deixando a cargo do "leitor" complementar o rol com opções similares. O legislador oferece os parâmetros, as balizas, os exemplos, e nós completamos as lacunas. Dispositivos de lei criados sob essa técnica são chamados no meio jurídico de rol exemplificativo, ou numerus apertus.

Por outro lado, ciente da possibilidade e do perigo de ter o texto legal interpretado de forma ampla, dada exatamente a impossibilidade de prever todas as situações passíveis de inclusão na lei, pode o legislador (ou o juiz, ao interpretar a lei, fique registrado) expressa ou tacitamente limitar a sua extensão. Assim, restringe o legislador "aquela lei àqueles casos, e somente a eles". Isso é chamado de rol taxativo, ou numerus clausus.

Na maioria dos casos, a identificação de um rol taxativo ou exemplificativo fica a cargo do intérprete da lei, muitas vezes o juiz. Assim, somente quando o caso chega ao Judiciário é que saberemos se um rol é numerus apertus ou numerus clausus.

No entanto, existe uma técnica de redação para estabelecer expressamente que um rol é exemplificativo, comportando, então, complemento. Vejamos o exemplo abaixo, transcrição do art. 22 da Lei 11.340, que trata das medidas de prevenção e punição à violência doméstica, conhecida como Lei Maria da Penha (grifo meu):

Art. 22. Constatada a prática de violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos desta Lei, o juiz poderá aplicar, de imediato, ao agressor, em conjunto ou separadamente, as seguintes medidas protetivas de urgência, entre outras:
I - suspensão da posse ou restrição do porte de armas, com comunicação ao órgão competente, nos termos da Lei no 10.826, de 22 de dezembro de 2003;
II - afastamento do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida;
III - proibição de determinadas condutas, entre as quais:
a) aproximação da ofendida, de seus familiares e das testemunhas, fixando o limite mínimo de distância entre estes e o agressor;
b) contato com a ofendida, seus familiares e testemunhas por qualquer meio de comunicação;
c) freqüentação de determinados lugares a fim de preservar a integridade física e psicológica da ofendida;
IV - restrição ou suspensão de visitas aos dependentes menores, ouvida a equipe de atendimento multidisciplinar ou serviço similar;
V - prestação de alimentos provisionais ou provisórios.

Podemos perceber que o legislador, ao inserir a expressão "entre outras", quis dizer que o juiz poderá adotar aquelas medidas listadas nos incisos (indicados pelos numerais romanos) - o parâmetro, a base - mas que ele não estará limitado a apenas elas - é um rol exemplificativo. Se o magistrado considerar que outra medida igualmente trará os resultados que o legislador espera com as medidas que previu ao criar a lei, poderá adotá-las. Dessa forma, aquelas medidas estão incluídas na lista de soluções desejadas, mas esta não é limitada aquelas.

21
Dislike0
User badge image

uilião caramargo

Antes mesmo de sabermos a diferença entre um rol taxativo e um rol exemplificativo, devemos conceituar o que é um rol.

Rol significa enumeração um tanto minuciosa; catálogo, lista, relação.
As leis e os demais atos normativos geralmente preveem róis taxativo e exemplificativo.

Ao ler este rápido artigo você vai saber o que é cada um deles através de exemplos e também vai perceber como as bancas organizadoras de concursos públicos abordam esse assunto em provas

Rol taxativo.

O rol taxativo, também chamado de rol exaustivo, estabelece uma lista determinada, não dando margem a interpretações extensivas.

Para identificar este tipo de lista, você deve observar o texto do artigo da lei. Em regra, os róis exemplificativos trazem expressões como: "dentre outros"; "demais hipóteses previstas em lei"; "a lei poderá" etc. 
Os róis taxativos não trazem estas expressões.

É importante mencionarmos ainda que existe uma expressão latina que se refere ao rol taxativo. 
Trata-se da expressão numerus clausus. Associe esta expressão à palavra clausura e saberá que ela se refere ao rol taxativo, fechado, encarcerado!

Como exemplos de rol taxativo, podemo citar:


Art. 24 da Lei nº 8.666/93, Lei de Licitações.

O Art. 24 da Lei de Licitações dispõe sobre as hipóteses de licitação dispensável. Desta forma somente as hipóteses descritas ali podem justificar a dispensa da obrigação de realização de procedimento licitatório.
Veja o caput (cabeça) do Art. 24:

Art. 24.  É dispensável a licitação:

 

Art. 1º da Lei nº 8.072/90 - Lei dos Crimes Hediondos.

Somente os  crimes mencionados no Art. 1º da Lei nº 8.072 são considerados hediondos. 

Assim, um crime, por mais cruel que possa parecer, não se enquadra como hediondo se não estiver contido no referido rol.
Veja o caput do artigo 1º:

Art. 1º São considerados hediondos os seguintes crimes, todos tipificados no Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, consumados ou tentados:

 

Rol exemplificativo.

O rol exemplificativo é aquele que estabelece apenas alguns itens de uma lista. 
Desta forma, deixa-se a lista em aberto para que outros casos sejam inseridos no referido rol.

É importante mencionarmos ainda que existe uma expressão latina que se refere ao rol exemplificativo. 
Trata-se da expressão numerus apertus. Associe esta expressão à palavra aberto e saberá que ela se refere ao rol exemplificativo, aberto, ilimitado!
Como exemplos, podemos citar:

 

Art. 7º da Lei nº 11.340/06 - Lei Maria da Penha.

O artigo 7º da Lei Maria da Penha estabelece as hipóteses de atos que configuram violência contra a mulher. Veja o caput (cabeça) do artigo 7º:

Art. 7º  São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras:


Note a expressão entre outras. Ela indica que, além das hipóteses previstas nos incisos do artigo 7º, outros atos podem ser considerados violência contra a mulher.

Art. 25 da Lei nº 8.666/93 - Lei de Licitações.

O Art. 25 da Lei de Licitações dispõe sobre as hipóteses de licitação inexigível. 
Licitação inexigível é aquela em que é inviável se estabelecer critérios objetivos de competição entre os licitantes. 
Por exemplo, não podemos comparar um cantor consagrado com outro: Roberto Carlos com Wesley Safadão. Cada um tem seus "talentos".
Veja o caput do artigo 25:

Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição,em especial:


Podemos notar que qualquer situação em que haja inviabilidade de competição torna a licitação inexigível. 
Mas, mesmo assim, o Art. 25 elenca algumas hipóteses exemplificativas. Isso se torna claro com a expressão  em especial.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais