Buscar

QUAL A DIFERENÇA ENTRE FÁRMACOS, DROGAS E MEDICAMENTOS?

💡 2 Respostas

User badge image

Ru Santos

Fármacos: Toda substância de estrutura química bem definida utilizada para modificar ou explorar sistemas fisiológicos ou estados patológicos, para benefício do organismo receptor.

Drogas: É toda substância com propriedade de realizar modificações nos sistemas orgânicos ou patológicos, não implica necessariamente em benefícios, pois pode causar danos.

Medicamentos:  Envolve o tratamento com o medicamento, o ato de medicar se refere à exercer, tratar com o medicamento.

 

5
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Entende-se por medicamento como uma substância com propriedade de cura de doença. O dicionário médico Blakiston's (p.652) diz ser o medicamento sinônimo de fármaco e remédio. Entretanto, o medicamento é toda substância ou associação de substâncias utilizadas para modificar ou explorar sistemas fisiológicos ou estados patológicos, para o beneficio do organismo receptor. Assim, o medicamento tem ação e efeito orgânicos, produzindo melhoras do desempenho ou em casos hiatrogênicos, agravando o estado de saúde do sujeito.


A disciplina científica que estuda os medicamentos e os fármacos, suas propriedades, ações e efeitos no organismo é a farmacologia. Compete a ela estudar e avaliar os benefícios dos fármacos no organismo. Fármaco “é toda substância de estrutura química bem definida utilizada para modificar ou explorar sistemas fisiológicos ou estados patológicos, para o beneficio do organismo receptor”.


A droga é toda substancia com propriedade de realizar modificações nos sistemas orgânicos ou nos processos patológicos, não implica necessariamente em benefícios, pois pode produzir inclusive efeitos deletérios no sujeito. O conceito “droga” é bem amplo, incluindo todos os fármacos, além de outras substancias. Por exemplo, os alucinógenos são drogas, mas não são fármacos e nem medicamentos.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais