Buscar

As decisões recentes de TJ's reconhecendo entidades familares concomitantes teriam força pra uma futura descriminalização da bigamia?

Apesar de uniões estáveis e casamentos não serem a mesma coisa, é inegável que possuem o mesmo núcleo e se enquadram no contexto de entidade familiar. Acontece que o TJMA, TJAM, TJRS E TJGO, por exemplo, já reconheceram a possibilidade de haver uma união estável paralela à um casamento, ou mesmo de uma pessoa contrair duas uniões estáveis ao mesmo tempo. Essas mutações poderiam de alguma forma impulsionar a descriminalização da bigamia como ocorreu com o crime de adultério?

💡 1 Resposta

User badge image

Bruno Soares

Não necessariamente. Essa tese não é exclusividade dos Tribunais de Justiça citados, ela já pode ser vista em julgados recentes do Superior Tribunal de Justiça. A questão é que esse reconhecimento dá-se na esfera cível e os seus efeitos ficam restritos à seara cível. A descriminalização de uma conduta requer, via de regra, uma reforma de natureza legislativa. Mas é uma questão importante, pois, de fato, essas decisões podem influenciar o legislador infraconstitucional a modificar a lei penal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais