Buscar

Explique zetética e dogmática:

O que é cada uma das divisãoes e o que significa?

💡 3 Respostas

User badge image

MATEUS DA SILVA SANTOS

Zetética é uma questão de investigação: é construído um campo de investigação em que as opiniões (proposições) são duvidosas e examinadas repetidamente. Como a palavra grega para designar isso é Zetein, estas tentativas podem ser chamadas de zetéticas. A zetética jurídica corresponde às disciplinas que tendo por objeto não apenas o direito, porém, entretanto, tomá-lo como um de seus objetos precípuos. A zetética dissolve as opiniões pondo-as em dúvida. Questões zetéticas têm uma função especulativa explícita e são infinitas, e deixando de questionar certos enunciados quando verificáveis e comparáveis.

A Dogmática é uma questão de fixar certas opiniões: constrói-se um firme campo de opinião, cuja validade é intangível e com o qual se prova a validade de novas opiniões. Como formar uma opinião é Dokein em grego e "opinião" é dogma, nos referimos aqui à Dogmática. A dogmática é mais fechada, presa a conceitos fixos, conformando problemas às premissas.

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Como é algo um pouco complexo por ser razoavelmente grande sugiro que você olhe o capítulo I do livro Introduçao ao estudo do direito de Tercio Sampaio, do intem 1.3 até o 1.5. Ele explica o que é cada um e faz uma análise das diferenças desses dois enfoques teóricos do estudo do direito. :)

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Segundo Rafael Oliveira, zetética "tem como perspectiva desintegrar e dissolver as opiniões, pondo-as em dúvida, exercendo função especulativa explicita e infinita. O refletir zetético liga-se as opiniões pela investigação e seu pressuposto principal é a duvida. O método zetético é analítico, sendo assim, para resolver algum problema ou investigar a razão das coisas, questiona as premissas de argumentação, ou seja, é cético."

Já na dogmática "as premissas de sua argumentação são inquestionáveis, como por exemplo, ocorre com a religião por ser a fé inquestionável. A dogmática em contraposição a zetética (que possui caráter amplo),é mais fechada, presa a conceitos fixos e adapta os problemas as premissas."

Sintetizando, podemos dizer que a zetética parte de evidências, e a dogmática de dogmas. 

"Os enfoques zetéticos têm uma função especulativa explícita e são infinitos, pois admitem uma questão sobre a própria questão e suas premissas são dispensáveis. Já o enfoque dogmático, em contraposição, tem uma função diretiva explícita e são finitos, pois parte de uma premissa inatacável, sendo assim o questionamento dogmático definido como finito."

Dentro do âmbito do Direito, o enfoque dogmático é utilizado quando observamos a norma como algo a ser cumprido, e que há um motivo para sua existência. Segundo Felipe Adaid, "quando tomamos conhecimento de uma lei e a obedecemos, estamos agindo dogmaticamente. Não obstante, ao pararmos para refletir sobre a mesma norma, analisando se ela é justa ou não, então esta é a zetética jurídicaEm última instância, a zetética jurídica se aproxima da atitude filosófica, na medida em que o momento de reflexão remete à perspectiva de se olhar com rigor o fenômeno em questão."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais