Buscar

Os sistemas apresentam características próprias.

Os sistemas apresentam características próprias. O aspecto mais importante do conceito de sistema é a idéia de um conjunto de elementos interligados para formar um todo. O todo apresenta propriedades e características próprias que não são encontradas em nenhum dos elementos isolados. É o que chamamos emergente sistêmico: uma propriedade ou característica que existe no sistema como um todo e não existe em seus elementos em particular. Da definição de Bertalanffy, segundo a qual o sistema é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas, decorrem dois conceitos:

💡 7 Respostas

User badge image

domingas alves

objetivo e totalidade

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A Teoria Geral de Sistemas surgiu com os trabalhos do cientista alemão Ludwig von Bertalanffy no final de 1930 para preencher uma lacuna na teoria da biologia, mas a partir de 1960 é amplamente usada pela administração. Dessa forma, a teoria em questão tem por objetivo uma análise da natureza dos sistemas e da relação entre eles em diferentes espaços, assim como a interrelação de suas partes. O sistema que é visto como uma totalidade integrada, sendo impossível estudar seus elementos isoladamente.

Da definição de Bertalanffy, segundo a qual o sistema é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas, decorrem dois conceitos: o de propósito (ou objeto), ou seja, a ideia de que todo sistema possui um ou mais propósitos ou objetivos; e o de globalismo (ou totalidade), isto é, qualquer estimulação em qualquer unidade do sistema afetará todas as unidades devido ao relacionamento existente entre elas. Portanto, o conhecimento do sistema mostra-se fundamental para se entender o funcionamento de uma organização, bem como para estruturá-la e avaliá-la no seu decurso.

1
Dislike0
User badge image

Nhayara Otilia

sim

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais