Buscar

Como calcular conjuntos?

💡 1 Resposta

User badge image

Flávio Dutra

Operações envolvendo conjuntos são muito similares às operações numéricas de adição e subtração. O estudo dos conjuntos é extenso, mas não é difícil.

UNIÃO DE CONJUNTOS

A união dos conjuntos é representada pelo símbolo U. Pode se dizer que união de conjuntos é quando há soma dos conjuntos, mas sem repetição dos elementos.

EXEMPLO DE UNIÃO DE CONJUNTOS

Considere os conjuntos
uniao de conjuntos 0
A união dos conjuntos A e B é representada por todos os elementos de A e o número 6 do conjunto B. Perceba que os números 2 e 4 estão presentes nos dois conjuntos. Na união, não se repete números, portanto a união dos conjuntos A e Bé {1, 2, 3, 4, 6}.
uniao de conjuntos 02
E se a união envolver mais de dois conjuntos? A regra é a mesma, são todos os elementos presentes em todos os conjuntos, mas sem repetição de elementos.
Veja esse exemplo de união envolvendo 3 conjuntos:
uniao de conjuntos 03
Seja D, o conjunto resultante de AUBUC, temos que:
uniao de conjuntos 04
Observe que apesar do número 1 aparecer no conjunto A e C, quando fizemos a união dos conjuntos não colocamos o número 1 repetidamente. O mesmo ocorre com os números 3 e 8.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais