Buscar

Cinemática dos sólidos

Numa polia dupla, composta por duas polias rigidamente ligadas entre si, com raios R1 = 0,05 m e R2 = 0,03 m, encontram-se ligados por fios inextensíveis, dois blocos A e B, conforme figura anexa. Os fios não escorregam em relação à polia. O bloco A, parte no instante t = 0, com aceleração constante aA = 0,10 m/s2 e velocidade inicial Va0 = 0,15 m/s, ambas com o sentido de baixo para cima. Para o instante t = 3 s, o número de voltas dadas pela polia A, é aproximadamente:

 

Resposta: 4,78

💡 2 Respostas

User badge image

Guilherme Carvalho

Dada a velocidade e aceleração do bloco A, podemos considerar estes valores como aceleração e velocidade Superficial da polia. Usando a fórmula S = So + Vot + 0,5at² é possível descobrir a Variação de Espaço, dentro de 3 segundos:

dS = 0,15*3 + 0,5*0,1*3²

dS = 0,9 m


Tendo a variação Superficial de espaço, é possível encontrar o número de voltas pelo comprimento da circunferência da polia. Se a polia tem raio R2 = 0,03m, portanto o comprimento do círculo é igual a:

Ccirc.= 2 * pi * r

Ccirc. = 2 * pi * 0,03 = 0,06*pi m


Basta dividir a variação de Espaço pelo comprimento da circunferência:

N°V = dS / Ccirc.

N°V = 0,9 / 0,06pi = 4,78 voltas

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais