Buscar

O que é risco sistemático ?

O que é risco sistemático?

a) risco de setor de serviços

b) existe em qualquer negócio

c) ocorre na industria 

d) ocorre em grandes empresas

e) ocorre em pequenas empresas

💡 5 Respostas

User badge image

Bianca Busatto Sanches

Muito obrigada.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O risco sistêmico pode ser interpretado como "instabilidade do sistema financeiro, potencialmente catastrófico, causado por eventos ou condições idiossincráticas em intermediários financeiros". Refere-se ao risco criado por interdependências em um sistema ou mercado, em que a falha de uma entidade ou grupo de entidades pode causar uma falha em cascata, que pode afundar o sistema ou o mercado em sua totalidade.


A maneira mais fácil de entender o risco sistêmico é o inverso de uma política de proteção. Assim como os governos e as instituições que monitoram os mercados estabelecem políticas e regras para salvaguardar os interesses dos participantes do mercado, todos os participantes estão interligados em uma rede de dependências que surgem da exposição compartilhada aos mesmos fatores econômicos, e que estão sob o controle dos mesmos mecanismos regulatórios.


O risco sistêmico não deve ser confundido com o risco de mercado, uma vez que este é específico para o item que se deseja comprar ou vender. Este tipo de risco pode ser mitigado. Por exemplo, considere uma carteira de investimentos perfeitamente equilibrados ou diversificados. Nesse caso, pode-se dizer que o risco de mercado foi cancelado. No entanto, se ocorrer uma recessão econômica e o mercado em geral afundar, essa diversificação poderá ser de pouca importância. Este é o risco sistêmico do portfólio. A essência do risco sistêmico é a correlação de perdas.


O risco sistêmico tem o problema de que é muito difícil avaliar. Por exemplo, enquanto as estimativas econométricas e investigação nos ciclos de várias indústrias fornecem importantes na predição recessões informação, a informação do risco sistêmico é geralmente muito difícil de obter, desde interdependências nos mercados financeiros desempenham um papel fundamental.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais