Buscar

quais estratégias podem ser usadas para promover incrementos de produção agrícola ?

💡 2 Respostas

User badge image

Caik Marques Batista

Boa tarde!

A produção agrícola é influenciada por vários fatores, e a completa harmonia entre esses fatores de produção garantirá que a planta expresse todo seu potencial produtivo. Algumas extratégias que podem ser utilizadas para aumentar a produtividade das culturas são: 

1. Melhoramento genético (cultivares adaptadas às condições locais de cultivo, com responsividade agronômica ao manejo ao qual são submetidas).

2. Ajustes fitotécnicos, como melhor densidade populacional, afim de se amenizar a competição dentro da cultura, manejo de adubação (doses equilibradas de fertilizantes (nutrientes) requerida pela cultura), manejo de pragas e doenças no momento exato (monitoramento é indispensável, bem como tecnologia de aplicação de defensivos), manejo de irrigação (quantificar quanto, o modo e como fornecer água para a cultura, bem como avaliação constante da água aplicada), e manejo do solo (evitar erosão, compactação do solo, contaminação por elementos tóxicos).

3. Qualidade de colheita (não adianta uma ótima produtividade de campo, se no momento da colheita é admitido perdas por questões de falhas na colheita, seja por maquinário mal regulado ou mesmo em colheitas manuais sem critérios).

4. Qualidade pós-colheita (Todo manejo pós-colheita é indispensável, como armazenamento adequado, transporte do produto colhido, entre outros processos que garantirão que seu produto chegue na melhor qualidade possível ao consumidor final).

Espero que tenha ajudado, atenciosamente.

Engº Agrônomo Caik Marques Batista

 

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As aplicações da engenharia genética na agricultura encontraram muito mais resistência por parte do público em geral do que as aplicações na medicina.


Vários motivos justificam essa resistência, que se transformou nos últimos anos num movimento político de escala mundial. No mundo inteiro, a maioria das pessoas tem uma relação muito íntima com o alimento e naturalmente se preocupa com a possibilidade de que seus alimentos tenham sido contaminados por produtos químicos ou sofrido manipulação genética.


Muito embora não compreendam os detalhes da engenharia genética, ficam desconfiadas quando ouvem falar de novas tecnologias alimentares desenvolvidas em segredo por empresas gigantescas que procuram vender seus produtos sem advertências, rótulos, ou mesmo debates públicos. Nos últimos anos, a diferença entre as propagandas das indústrias biotecnológicas e a realidade da biotecnologia alimentar tornou-se mais do que evidente.


Os anúncios das empresas de biotecnologia retratam um admirável mundo novo em que a natureza será finalmente subjugada. Suas plantas serão mercadorias, fruto de um processo de engenharia genética, e feitas sob medida para as necessidades do consumidor. As novas variedades de produtos agrícolas serão resistentes às secas, aos insetos e às ervas daninhas. As frutas não apodrecerão nem ficarão amassadas e marcadas. A agricultura não será mais dependente de produtos químicos e, por isso, não fará mais mal algum ao ambiente. Os alimentos serão mais nutritivos e seguros do que jamais foram e a fome desaparecerá do mundo.

fonte:http://www.principo.org/universidade-federal-de-campina-grande-v3.html?page=12

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais