Buscar

como eu posso calcular a dose minima toxica de um farmaco ? (ibuprofeno)

💡 2 Respostas

User badge image

barbara franco

A dose maxima de ibuprofeno é 3200g ou 320 gotas em um adulto. Ultrapassada essa quantidade o farmaco passa a agir em faixa toxica. Acredito que nao haja uma formula para calcular esse limiar terapeutico/toxico
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Vamos relembrar que cada fármaco possui uma concentração "ótima" chamada terapêutica.

A concentração terapêutica situa-se entre as concentrações geradoras de efeito mínimo eficaz (limite mínimo) e efeito tóxico (concentração máxima tolerada, limite máximo). A relação entra as concentrações terapêuticas e tóxicas é chamada índice terapêutico (I.T.) do fármaco; medicamentos com amplo I.T. apresentam uma ampla faixa de concentração que leva ao efeito requerido, pois, as concentrações potencialmente tóxicas excedem nitidamente as terapêuticas, esta faixa de concentração é denominada "janela terapêutica”.


Através desse parâmetro de dose-resposta quântica que será determinado a dose letal média (DL50) de fármacos e de produtos químicos, correspondendo ao teste de avaliação da toxicidade de substâncias.

Utilizando de animais experimentais, esses testes visam classificar compostos de acordo com a sua capacidade em causar efeitos letais ou tóxicos, conforme estabelecido pela legislação, sendo que os valores são calculados estatisticamente a partir dos dados obtidos. Quando uma determinada dose do fármaco é capaz de produzir efeito terapêutico em 50% dos animais experimentais, é denominada dose efetiva média (DE50), contudo, se a dose causar a morte de 50% da população num determinado período, se tem a dose letal (DL50) daquele fármaco. A relação entre a dose letal e a dose efetiva (DL50/DE50) determina o índice terapêutico (IT), utilizado para expressar o grau de segurança do medicamento.


Quando o IT apresentar um valor de dose tóxica mediana (DT50) muito próximo ao valor da DE50, diz-se que esse medicamento apresenta um baixo IT, ou seja, a dose necessária para produzir o efeito terapêutico é muito próxima da dose que produz efeitos indesejados. Medicamentos que possuem valores de IT acima de 10 são considerados seguros, com elevada seletividade e especificidade, com reduzidas probabilidades de causarem efeitos adversos, porém, a maioria apresentam uma janela terapêutica estreita (IT<10), devendo ser administrados com cautela.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais