Buscar

Meio BDA

Pessoal preciso fazer um meio de cultura BDA para testar a capacidade de inibição fungitóxica do óleo essencial de citronela, alguém, por gentileza, tem algum manual ou relatório de aula para passar?

💡 3 Respostas

User badge image

Giselle lima

Como faço pra baixar o relatório n consigo
0
Dislike0
User badge image

Graziella Souza

A antracnoses é uma doença causada pelo fungo Colletotrichum gloeosporioides f. sp. cepae, umas das principais doenças na cultura da cebola. A principal estratégia de controle deste fungo é o controle químico com fungicida sendo esta técnica utilizada na maior parte dos cultivos. Atualmente vem sendo estudados métodos de controle de doenças que sejam menos agressivos ao ambiente, mostrando-se como uma boa alternativa o uso de óleos essenciais. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito direto dos óleos essenciais de manjericão, capim-limão, sálvia, tomilho e citronela como uma alternativa no controle do fungo C. gloeosporioides f. sp. Cepae, além de determinar seu efeito sobre a qualidade fisiológica de sementes de cebola. Os óleos essenciais de capimlimão e sálvia não afetaram a qualidade fisiologica das sementes de cebola e todos os óleos essenciais utilizados promoveram a inibição da germinação de esporos de C. gloeosporioides f. sp. cepae. Os óleos essencias de tomilho, capim-limão e citronela, na concentração de 2.000 ppm, inibiram totalmente o crescimento micelial do fungo. O óleo essencial de capim-limão foi o tratamento que mais protegeu as sementes do patógeno refletido em sua emergência em solo infestado com o patógeno, apresentando uma eficiência igual ao fungicida utilizado. Para a inoculação das sementes com o patógeno, o potencial osmótico de -1,0 MPa não afetou a germinação das sementes, sendo a contaminação com o patógeno maior que a testemunha. Finalmente, o tratamento com o óleo essencial de capim-limão a 1.000 ppm, proporcionou uma maior proteção nas sementes contra o fungo. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais