Buscar

qual a importância do corpus juris civilis ? pesquise e disserte sobre o tema

💡 1 Resposta

User badge image

DLRV Advogados

Corpus Juris Civilis representou uma revolução para a organização das leis e da sociedade.

Após a divisão do Império Romano, a invasão dos bárbaros destruiu o Império Romano do Ocidente. Os romanos do Oriente formaram o Império Bizantino, cujo principal imperador foi Justiniano. 

Por volta do ano de 530, o Imperador Bizantino Justiniano decidiu reorganizar as leis existentes dentro de seu território. Ao fazê-lo, agrupou e selecionou o que de mais importante havia sobre o Direito, como códigos e pareceres dos principais jurisconsultos da época (como Gaio e Ulpiano), realizando uma compilação nomeada Corpus Iuris Civilis.

Com as regras organizadas, seria mais fácil para Justiniano unificar o seu reino ao antigo Império Romano e administrar o imenso território resultante disto. As leis valeriam para todo o território, de forma unificada.

O Corpus Juris Civillis revolucionou o direito, sendo a base do Direito Civil e do Direito Penal de grande parte dos países ocidentais atuais.

Ademais, é extremamente importante para o estudo da sociedade e da vida naqueles tempos e naquele local.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais