Buscar

Quais as diferenças entre culpa consciente e dolo eventual?

Seria correto dizer que na culpa consciente o individuo crê, de forma aceitável à análise da probabilidade de danos da conduta, que nada ocorrerá a partir de seu comportamento? 

💡 1 Resposta

User badge image

Diego da Mota Borges

Tanto no dolo eventual quanto na culpa consciente há a previsibilidade objetiva e subjetiva da ocorrência de um evento danoso.

Percebe-se que além da previsibilidade objetiva, outra semelhança ocorre em relação à ausência inicial de vontade de atingir determinado fim (lesivo).

Isso porque, tanto no primeiro quanto no segundo, o agente não quer, de início, o resultado contrário à norma.

Todavia, na culpa consciente, embora o resultado seja objetivamente previsto, o agente acredita que o resultado não ocorrerá.

O que não acontece no dolo eventual, visto que, neste, o agente prevê o resultado, mas prossegue com sua conduta atuando com indiferença, pouco se importando que o efeito nocivo venha a ocorrer.

A diferença reside apenas no âmbito subjetivo, ou seja, no intelecto do agente no momento em que o resultado lesivo é representado.

Desta forma, se age com indiferença, ao bem jurídico tutelado pela norma penal, atuando sem se importar com o resultado, terá atuado com dolo eventual.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais