Buscar

Competência do município (?)

Cabe ao município/prefeito adiquirir novas viaturas para a polícia militar e civil? construir novas bases para a PM? alocar policiais militares para o município?

💡 2 Respostas

User badge image

vinicius viera

Não, pois conforme Art. 22, XXI, da CF, Compete privativamente à União legislar sobre normas gerais de organização, efetivos, material bélico, garantias, convocação e mobilização das polícias militares e corpos de bombeiros militares.

Nessa hipótese, diante o § único do referido artigo, autoriza-se somente aos Estados legislar sobre questões específicas da matéria em questão, mediante Lei Complementar.

Reforça o aqui despendido a previsão do Art. 42, da CF: Os membros das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, instituições organizadas com base na hierarquia e disciplina, são militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.

1
Dislike0
User badge image

Gabriela Gattulli

Conforme destacado nos artigos da Constituição a competêcnia sobre a Polícia Miliar cade aos Estados da Federação e União e não aos municípios. 

 

Art. 21. Compete à União:

XIV - organizar e manter a polícia civil, a polícia militar e o corpo de bombeiros militar do Distrito Federal, bem como prestar assistência financeira ao Distrito Federal para a execução de serviços públicos, por meio de fundo próprio;

 

Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:

XVI - organização, garantias, direitos e deveres das polícias civis.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais