Buscar

fisiologia

Questão 01 - Um homem de 64 anos de idade, de pele escura, apresentando‐se com boa saúde geral, foi fazer jardinagem em seu quintal em um dia de verão muito quente e úmido. Depois de permanecer várias horas exposto ao sol, começou a sentir‐se confuso e com tontura ao ajoelhar‐se na sua horta. Embora mais cedo estivesse transpirando profusamente, a transpiração tinha cessado. Como ele também se sentiu confuso e desorientado, não conseguiu lembrar por quanto tempo havia deixado de transpirar ou até mesmo por quanto tempo não havia ingerido água. Chamou a esposa, que ficou assustada ao ver que a sua pele estava com uma coloração azul pálida. Pediu ao marido que entrasse em casa, porém ele desmaiou quando tentou ficar de pé́. A mulher chamou uma ambulância e o homem foi levado a um hospital, onde foi diagnosticada uma condição denominada intermação (patologia provocada pela exposição excessiva ao calor).

 

 

O que aconteceu com esse homem que pudesse explicar essa situação?

 

 

 

Como está relacionada com a manutenção do balanço hidroeletrolítico e a homeostase?

 

 

 

 

 

 

 

Questão 02

- H.J.L, 23 anos, sexo masculino, estudante do curso de biomedicina, natural e residente da cidade de Jataí, interior do estado de Goiás é levado ao Hospital das Clínicas da cidade com suspeita de crise de hipertensão (aumento da pressão arterial). A crise aconteceu durante a aula de fisiologia, na qual a professora havia entregue as notas da última avaliação. Ainda na instituição seu colega, aluno do curso de fisioterapia, aferiu sua pressão arterial e observou o diagnóstico de pressão alta (170x120 mmHg) porém ao chegar no hospital e ser novamente avaliado, agora por um profissional enfermeiro, observou-se que sua pressão encontrava-se normalizada (120x80 mmHg). Na ocasião da segunda avaliação o próprio aluno foi capaz de dizer ao enfermeiro que seu corpo havia retornado a homeostasia (lembrando-se que justamente este o conceito que havia errado na prova). Lembrou-se da explicação da professora de que para manter a homeostase, nosso organismo realiza vários processos e que quando a pressão arterial eleva-se, por exemplo, sinais são enviados para o encéfalo a fim de diminuir a atividade bombeadora do coração e facilitar o fluxo sanguíneo pelos vasos periféricos. Como consequência dessas ações, a pressão arterial cai. Sobre o caso acima responda:

  1. a) Qual o mecanismo de controle da homeostase descrito acima? Se neste caso, o mecanismo inverso tivesse acontecido, quais os riscos para o paciente?

 

  1. b) Quais outros mecanismos de controle podemos citar como essenciais para a manutenção da homeostasia?

 

 

 Questão 03

– Enquanto ministrava aula de pilates a fisioterapeuta Geserpira observou que sua aluna Maria da Conceição estava com comportamento estranho, ao se aproximar da aluna a fisioterapeuta percebeu que a aluna estava convulsionando. Geserpira se lembrou imediatamente de suas aulas na faculdade e da recomendação de primeiros socorros para estes pacientes, assim sendo retirou todos os objetos próximos a Maria da Conceiçãopara que ela não se machucasse, não tentou contê-la e ligou imediatamente para a emergência. Maria da Conceição é diagnosticada com epilepsia e utiliza as aulas de pilates como uma tentativa de melhora. Após a aluna ser socorrida a fisioterapeuta ficou curiosa sobre a doença e foi pesquisar suas causas. Ao ler um artigo científico viu que a doença era ocasionada por um desequilíbrio entre os sinais excitatórios e inibitórios, de modo que ocorre uma hip[erexcitabilidade dos neurônios, ou seja, um erro durante o processo de potencial de ação, levando a uma crise convulsiva. Sobre o caso, responda:

 

  1. a) De acordo com seus estudos da fisiologia do potencial de ação, qual o mecanismo normal para que o mesmo aconteça? Com seus conhecimentos, você conseguiria propor alguma alteração fisiológica que venha a ser a causa da doença? b) Durante o estudo a fisioterapeuta leu que para a geração do potencial de ação é muito importante a atuação o trocador Na+-K+ ATPase, porém ela não conseguiu compreender como ocorre o processo. Qual seria a importância do trocador?

 

  1. c) Geserpina leu ainda que existe um momento em que “não ocorre excitação e geração de potencial”, este período é chamado de período refratário e pode ser classificado em absoluto e relativo. O que significa este momento e essa classificação?

 

  1. d) Qual a importância fisiológica dos potenciais de ação e quais as características da propagação do sinal?

 

 

 Questão 04

 – L.A.F compareceu a consulta psiquiátrica relatando estar ser sentindo desanimado, choroso, triste e “revoltado com as pessoas ao seu redor”. Tal quadro clínico teve início em 2008, quando sua mulher, com quem foi casado por seis anos, faleceu de distrofia muscular progressiva. Desde então, L.A.F passou a ter dificuldades no trabalho. Assistir as aulas e focar atenção nos estudos era outro grande tormento: “Doutor, não consigo mais fazer nada do que fazia antes. Minha vida está uma porcaria. É isso que devo ser mesmo, uma grande porcaria.”. As dificuldades em dormir a noite e o pouco apetite passaram a ser uma constante em sua vida. L.A.F foi então diagnosticado com um quadro de depressão maior. A depressão é uma doença que ocasiona alterações fisiológicas na quantidade de liberação de neurotransmissores, prejudicando assim os processos sinápticos normais. Sobre a normalidade e alteração fisiológica observada pela doença, responda: a) Qual a importância das sinapses e como as mesmas são classificadas? b) Quais são os principais neurotransmissores do sistema nervoso central? Cite a importância de cada um deles.

 

  1. c) Para que o processo sináptico ocorra da forma correta é preciso que os neurotransmissores liberados na fenda interajam com alguns receptores. Como podemos classificar esses receptores? Qual a diferença entre eles e seus mecanismos de ação?

 

  1. d) Como ocorre o processo de sinapse no sistema nervoso central? Descreva o mecanismo. Questão

 

💡 1 Resposta

User badge image

Junior Santana

Provavelmente esse homem entrou em um caso de desidratação, casos como esse faz com que ocorram desturbios hidroeletrolíticos, os ions do nosso corpo ficam concentrados e acabam por interferir em diversos sistemas como coração causando disrritimias e até mesmo como no caso citado, no sistema nervoso, promovendo as alterações que foram apresentadas. e por vez inflenciarem na manitenção da homeostase.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais