Buscar

Ola pesoal, alguem sabe alguma coisa ou algum documento sobre o surgimento do serviço social na europa e nos estados unidos?

surgimento do serviço social

💡 1 Resposta

User badge image

Dilma Santos Silva

O surgimento do serviço social na Europa e na América latina.

 

O serviço social como instituição, existe desde os primórdios da humanidade, estando muitas vezes ligada a filantropia e a caridade e sendo fortemente influenciado pelo catolicismo. No entanto, o serviço social como é conhecido hoje, é um fato recente, com cerca e um século de existência. Para compreendermos a sua evolução, é necessário que se faça uma relação com os fatores históricos, sociais e econômicos da sociedade ao longo dos anos.Para facilitar nosso estudo, será feito um breve resumo sobre sua origem nos principais países europeus para logo após estudarmos sobre sua gênese na América latina.

 

1 Surgimento do serviço social na Europa

 

Como já foi citado, o serviço social com as configurações conhecidas hoje é um fato recente. Na Europa, sua gênese está atrelada a influência do cristianismo e ao anseio da classe burguesa de “diminuir os males sociais” da época, pois para eles, os pobres eram vistos como uma ameaça ao bem estar social. Na antiguidade a assistência aos necessitados deveria ser feita pela própria família. Com o Cristianismo os doentes, as crianças abandonadas, viúvas etc., deixaram de ser vistos como castigados por Deus, e passam a ser compreendidos como nossos “irmãos”. Já na idade média cabia a igreja católica a administração dos atos de caridade. Após a reforma protestante a pobreza deixa de ser vista como uma provação divina, e passa a ser compreendida como um fenômeno social normal. De acordo com as conclusões de Balbina Ottoni Vieira (1989, p. 33) “a pobreza é, assim, uma consequência das condições sociais e à sociedade cabe o dever de ajudar aos pobres, que passam a ter direito a esta assistência”.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais