Buscar

Explique como se formam as micelas e as membranas plasmáticas das células com base nos conceitos de polaridade das moléculas.

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

As micelas são o resultado da interação de moléculas anfipáticas. Isto é, possuem uma cauda hidrofóbica (a palavra significa "medo de água"), formada por hidrocarbonetos e também possuem uma cabeça polar, que é hidrofílica (a palavra significa "ama água"). 

Essas moléculas são capazes de interagir com a água por meio do seu grupo polar hidrofílico e também com moléculas de gordura, por meio das interações da porção hidrofóbica. 

Essas moléculas podem se aglomerar e formar os agregados conhecidos como micelas, com um formato globular, em que a porção hidrofóbica fica excluída da água, assim é possível ocorrer um certo isolamento do interior da micela, em relação ao meio externo. 

Estudos com membranas plasmáticas isoladas revelam que seus componentes mais abundantes são fosfolipídios, colesterol e proteínas. É por isso que se costumam dizer que as membranas plasmáticas têm constituição lipoprotéica.

2
Dislike0
User badge image

Lu Fujino

As micelas são uma espécie de pontes de ligação entre as moléculas polares e apolares.

Um exemplo onde ocorre essa ligação seria nos detergentes de uso doméstico. Água e óleo não se misturam, o detergente e quem faz essa ponte, ou seja faz a inteiração entre a água e a gordura para que os utensílios possam ser lavados.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais