Buscar

como e o transporte de membrana celular

💡 2 Respostas

User badge image

André Andrade

A passagem aleatória de partículas sempre ocorre de um local de maior concentração para outro de concentração menor (a favor do gradiente de concentração). Isso se dá até que a distribuição das partículas seja uniforme. A partir do momento em que o equilíbrio for atingido, as trocas de substâncias entre dois meios tornam-se proporcionais.

A passagem de substâncias através das membranas celulares podem ser:

Transporte passivo

Osmose - é a passagem de água de um meio menos concentrado (hipotônico) para outro mais concentrado (hipertônico), através de uma membrana semipermeável. O processo de osmose tem como finalidade igualar as concentrações entre uma solução hipotônica e outra hipertônica, até que se atinja um equilíbrio.

Difusão simples  e Difusão facilitada -  Tratam do mesmo processo de transporte passivo de substâncias através da membrana celular.
A diferença é que na difusão facilitada existe o auxílio de proteínas, as permeasses. Essas proteínas atuam como carreadoras de substâncias. Elas capturam as moléculas e facilitam sua entrada na célula.
A difusão é importante para as células pois permite a entrada de substâncias essenciais ao metabolismo celular. Ao mesmo tempo, permite a saída de excreções.
Para que a difusão aconteça, duas condições devem existir:

- A membrana celular deve ser permeável a substância;

- Deve haver diferenças de concentração dessa substância entre a célula e o ambiente externo.

Transporte ativo

Bomba de sódio e potássio - Ocorre em todas as células do corpo.

O processo ocorre devido às diferenças de concentrações dos íons sódio (Na+) e potássio (K+) dentro e fora da célula.  Está diretamente relacionada com a transmissão de impulsos nervosos e contração muscular.

Endocitose e exocitose

Pinocitose - é um processo de endocitose em que a célula ingere líquidos ou pequenas partículas inespecíficas em solução aquosa, sem ser por difusão, mas por transporte em massa através da membrana plasmática. É um sistema de alimentação celular complementar à fagocitose.

Fagocitose - é o englobamento e digestão de partículas sólidas e microrganismos por fagócitos ou células ameboides. Consiste também em processo de alimentação de muitos protozoários unicelulares- onde a partícula englobada pela célula, através da expansão da membrana plasmática, é envolvida num vacúolo digestivo, a partir do qual a matéria digerida passa depois para o citoplasma. Nos seres humanos a fagocitose está ligada diretamente ao processo imunológico.
 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A membrana celular faz parte de todas as células que estão vivas. É uma fina camada formada por moléculas de lipídeos e proteínas. Essa camada fosfolipídica foi citada pela primeira vez em 1825; porém, ela somente ganhou força com a descoberta de Charles Overton, em 1895. Ele observou a membrana celular e verificou que somente algumas substâncias passavam por ela.


A passagem aleatória de partículas sempre ocorre de um local de maior concentração para outro de concentração menor (a favor do gradiente de concentração). Isso se dá até que a distribuição das partículas seja uniforme. A partir do momento em que o equilíbrio for atingido, as trocas de substâncias entre dois meios tornam-se proporcionais.


Podemos classificar o transporte através da membrana analisando-se o gasto de energia que uma célula apresenta ao transportar uma substância. Aquele transporte em que não há gasto de energia é chamado de passivo, e aquele que apresenta gasto de energia é chamado de ativo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais