Buscar

Crimes digitais, o brasil esta preparado?

Como o direito brasileiro pode agir perante as novas tecnologias para a solução de crimes tipificados como no exemplo dos Art. 154-A e 154-B??!

💡 3 Respostas

User badge image

Diego da Mota Borges

Quando você pergunta "o Brasil está preparado" imagino que você queira questionar todo o sistema, ou seja, leis, judiciário, polícia judiciária etc. 

No ponto de vista da Lei acredito que não seja necessário novas tipificações, pois, segundo acredito, furto é furto, seja "on line" seja fisicamente. Inclusive escrevi um artigo sobre o tema a alguns anos -> http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/6304/Direito-Penal-Economico-autonomia-e-protecao-de-direitos-difusos-e-supra-individuais

Em relação ao judiciário acredito que ele não seja bom como gostaríamos, mas está dentro do razoável.

O problema que acredito é da polícia judiciária, pois temos que entender que muitas questões penais não são resolvidas por ser a lei falha e atrasada, ou por culpa judiciário, quando na verdade o problema é de provas. Muitas vezes tudo dá a entender ter havido o crime e ser conhecido seu culpado, mas ocorre que a polícia não tem condições estruturais de investigar, além de não serem bem remuneradas.

Assim, com os intitulados “crimes digitais” acredito que o problema continuará sendo de investigação.

4
Dislike0
User badge image

Alessandra Calisto

não estamos. temos o marco civil, mas não temos decreto para regular alguns dispositivos. Temos anseio por proteção e dados, mas não temos orgão fiscalizador para proteção de dados no meio cibernético... tentamos tapar o sol com a peneira, enquanto não dermos valor a isso, seremos um país atrasado em mais esse quesito.  

2
Dislike0
User badge image

Alexandre Carestiato

Diego da Mota Borges, primeiramente desculpas a demora,  15 dias não é pouco, eu acabei nem olhando mais o site pois estava atolado de outras coisas . . .

Bem basicamente queria quetionar sim todo o sistema, você tem total razão ao falar que furto é furto, não importando o meio pelo qual foi cometido, porém, deve-se perceber que nem todo "furto" cometido se enquadra do caput do referido art. o que quero dizer é que seria uma nova modalidade de crime, não sei se você consegue me compreender!!

E sim a maior falha esta na forma de obtenção de provas, para da andamento do inquerito, pois se o sujeito pratica o crime via internet, é muito complicado rastrear o seu TCP/IP para assim poder chegar a ele...

O que quero dizer basicamente é que o Brasil não tem meios, formas nem equipamentos adequados que possam sanar e fiscalizar os meios!!

OBS: È sabicamente esta a ideia geral!

OBS2: Irei ler o seu artigo e irei comentar logico!! 

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais