Buscar

Como a secreção glandular pode ser controlada ?

Tecido Epitelial Glandular

💡 4 Respostas

User badge image

Mariana Tôrres de Castro

Muitos tipos celulares secretam moléculas sinalizadoras denominadas citocinas, que realizam a função de comunicação célula-a-célula. As citocinas são liberadas por células sinalizadoras específicas. Dependendo da distância, a citocina precisa viajar para alcançar sua célula alvo, e seus efeitos podem ser um dos seguintes: - Autócrino: a célula sinalizadora é seu próprio alvo; a célula estimula a si mesma. - Parácrino: a célula-alvo está localizada na vizinhança da célula sinalizadora; assim, a citocina não precisa ir para o sistema vascular. - Endócrino: a célula-alvo e a célula sinalizadora estão longe uma da outra; assim, a citocina tem que ser transportada pelo sistema sanguíneo, ou linfático. As glândulas que secretam seus produtos através de uma via secretora constitutiva o fazem de um modo contínuo, liberando seus produtos de secreção imediatamente sem armazenamento e sem necessitar de um estímulo por moléculas sinalizadoras. As glândulas que possuem uma via secretora regulada concentram e armazenam seus produtos de secreção até que seja recebida a molécula sinalizadora adequada para sua liberação.

9
Dislike0
User badge image

Natália Duarte

Por Botox, aplicando no inicio da adolescência e, talvez leve a cura. 
A Hipersalivação ou Silorreia com várias origens, desde carcinomas da cabeça ou do pescoço até à Doença de Parkinson – por injeção direta na glândula salivar. 
Síndrome das Lágrimas de Crocodilo, em que as glândulas lacrimais são ativadas por estímulos gustativos devido a uma inervação errada das fibras secreto-motoras dos nervos faciais.

0
Dislike9
User badge image

Tone Duarte

verresposta
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais