Buscar

Principais agentes oxidantes e redutores?

Quais são os principais agentes oxidantes e redutores na medicina, e para que servem ?

💡 3 Respostas

User badge image

Mariana Maciel

Vitamina C: a vitamina C (ácido L-ascórbico) é um agente redutor poderoso em solução aquosa. Ela possui uma excepcional facilidade para ser oxidada e por isso é muito utilizada, principalmente em alimentos como um antioxidante, ou seja, ela é adicionada a outros alimentos e protege-os de possíveis oxidações.

0
Dislike0
User badge image

Camila Assis

Em uma reação de oxirredução, ou seja, onde ocorrem simultaneamente uma oxidação e uma redução, temos uma agente oxidante e um agente redutor. O agente oxidante é aquele que provoca a oxidação, ou seja, se reduz; enquanto o agente redutor provoca a redução, ele mesmo se oxida. Existem vários exemplos desses agentes no dia a dia!

Temos agentes redutores nos filmes fotográficos, que contem sais de prata sensíveis à luz. Nos pontos em que há incidência de luz ocorre a redução de íons Ag+, resultando no contraste observado nos negativos. A vitamina C, ácido ascóbico, é um excelente agente redutor em solução aquosa, já que é oxidada com facilidade, sendo muito utilizada, por exemplo, como antioxidante. O gás hidrogênio, H2, é usado na propulsão de foguetes e é considerado uma das mais importantes alternativas energéticas, pois a sua combustão libera uma grande quantidade de energia e nenhum poluente. Nessa reação, o hidrogênio atua como agente redutor, sendo oxidado pelo oxigênio.

Nos agentes oxidantes, temos a produção de vinagre como exemplo, onde o etanol presente no vinho se oxida com a presença de oxigênio, resultando no ácido acético. A ferrugem é o resultado da oxidação do ferro com o oxigênio atmosférico. Também temos a oxidação nos bafômetros simples, onde o etanol do hálito do motorista se oxida a etanal indicando o consumo de bebidas alcoolicas.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais