Buscar

A PORQUE ACONTECEU AS MUDANÇAS NA LDB APARTIR DAS REFORMA OS ANOS 1990 ? QUAIS FORAM AS MUDANÇAS ? REALMENTE ACONTTECEU ?

💡 3 Respostas

User badge image

Rosi André

LDB - Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394 foi promulgada em 20 de dezembro de 1996. Desde então, ela vem abrangendo os mais diversos tipos de educação: educação infantil (agora sendo obrigatória para crianças a partir de quatro anos); ensino fundamental; ensino médio (estendendo-se para os jovens até os 17 anos). Além de outras modalidades do ensino, como a educação especial, indígena, no campo e ensino a distância. Cabe a nós, brasileiros, segui-la, tornando a educação muito mais humana e formativa. Mesmo porque o sistema educacional envolve a família, as relações humanas, sociais e culturais.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre História da Educação.


A reforma educacional nos anos de 1990 foi vista como uma verdadeira “revolução copernicana” materializada por meio de legislação, financiamento de programas governamentais e uma série de ações não governamentais que envolveram participações em fóruns, exploração midiática de iniciativas educacionais, campanhas de divulgação das propostas governamentais em publicações oficiais, entre outras iniciativas.

O Brasil, desde meados das décadas de 70, reivindicava mudanças no sistema educacional buscando a educação publica e gratuita como direito estatal, além da erradicação do analfabetismo. Logo, a proposta educacional configurada pelo relatório Delors dizia: a educação básica dos 3 aos 12 anos, com conteúdo universal; a educação em nível médio, com concepção clara elitista, visando a formação de trabalhadores para os empregos existentes e o aprimoramento de talentos; e o ensino superior visto como motor do desenvolvimento econômico. O professor é visto como um dos responsáveis pelas mudanças que devem acontecer na sociedade do século XXI, sendo de sua responsabilidade a educação de jovens e crianças que saibam sobreviver no mundo moderno, através de uma educação voltada para a tolerância, o pluralismo, a democracia e para a inclusão de alunos na sociedade da informação, esse profissional passa a ser bonificado na obtenção dos melhores resultados (SHIROMA et al., 2011).

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre História da Educação.


A reforma dos anos 90 aconteceu a partir das reivindicações de mudanças no sistema educacional, que buscava atribuir uma educação pública de qualidade e gratuita como um direito da população garantida pelo estado, além da erradicação do analfabetismo no país.

Logo, a proposta educacional configurada pelo relatório Delors apresentava os seguintes tópicos, em resumo:

  • Garantia da educação básica para crianças dos 3 aos 12 anos;

  • Educação em nível médio para formação de futuros profissionais;

  • Investimentos no ensino superior.

  • E também a valorização do professor como agente responsável pelas mudanças necessárias na sociedade, respeitando e incluindo todas as diferenças (SHIROMA et al., 2011).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais