Buscar

3. Em que consiste o complexo enzimático citocromo P450 hepático? Qauis as suas funções?

💡 2 Respostas

User badge image

Mariana Santana

são enzimas isoformas, que tem a mesma função  catalítica só que em substrato diferentes, elas modificam a molecula quimicamente inserindo na droga uma hidroxila, deixando-a menos apolar e permitindo local para que aja a fase dois, o intuito é permitir que  tenha a seguda fase de metabolização para que o fármaco seja excretado de forma hidrofilica.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os citocromos P450 (CYPs) constituem a família enzimática mais importante na catalisação da biotransformação oxidativa da grande maioria das drogas, sendo, portanto, extremamente relevantes na farmacologia clínica. Desta forma, s enzimas do CYP são essenciais no metabolismo de muitos medicamentos.

Embora esta família tenha mais do que 50 enzimas, 6 delas (CYP1A2, CYP2C9, CYP2C19, CYP2D6, CYP3A4 e CYP3A5) metabolizam 90% das drogas, em que as duas enzimas mais importantes são a CYP3A4 e CYP2D6. Estas enzimas são expressas predominantemente no fígado, mas também podem estar presentes no intestino delgado, nos pulmões, na placenta e nos rins.


As reações de oxidação envolvem enzimas associadas a membranas, que são expressas no retículo endoplasmático (RE) dos hepatócitos e, em menor grau, das células de outros tecidos. As enzimas que catalisam essas reações de fase I são tipicamente oxidases; essas enzimas são, em sua maioria, hemoproteínas monooxigenases da classe do citocromo P450.


As enzimas P450 (algumas vezes abreviadas por CYP) são também conhecidas como oxidases de função mista microssômicas. Essas enzimas estão envolvidas no metabolismo de cerca de 75% de todos os fármacos atualmente utilizados. (O termo P450 refere-se à característica de pico de absorção em 450nm dessas hemoproteínas quando se ligam ao monóxido de carbono.) O resultado final de uma reação de oxidação que depende do citocromo P450.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais