Buscar

O que é prescrição e decadência?

💡 1 Resposta

User badge image

Carina Silvério

Prescrição: 

A prescrição extingue o direito à pretensão, ou seja, o poder de exigir algo de alguém por meio de um processo jurídico, caso esse direito não tenha sido utilizado em determinado espaço de tempo.O direito material ainda existe, porém ele não pode ser alcançado por vias jurídicas. A prescrição pode ser alegada a qualquer momento pelas partes.

Exemplo: Uma empresa mandou seu funcionário embora, sem pagar pelos seus direitos.O funcionário então decide não colocar a empresa na justiça. Porém, 10 anos depois, ele resolve entrar com ação pedindo o que lhe é devido.Nesse caso, o juiz irá negar o pedido, pois o prazo para entrar com ação já havia prescrito. Porém, se a empresa resolver pagar a sua dívida, e depois se arrepender, ela não poderá exigir o dinheiro de volta, visto que o direito material do funcionário ainda era válido. 

Decadencia: 

Na decadência, também chamada de caducidade, o que se perde é o próprio direito material, por falta do uso desse direito.Nele, existe um direito, e seu pedido deve ser formalizado na justiça dentro de determinado prazo. Caso a formalização não seja feita, o direito deixa de existir. Na decadência, a ação deve ser reconhecida de ofício pelo juiz.

Exemplo: 

Maria comprou um eletrodoméstico na loja de João. Chegando em casa, ela percebeu que o produto estava com problema, porém, ela não conseguiu ir reclamar no mesmo dia, e logo saiu de viagem, voltando apenas 30 dias depois. Quando chegou de volta, ela foi até a loja para reclamar sobre o eletrodoméstico, porém, o vendedor já não podia fazer nada, pois o prazo já havia decaído. 

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais