Buscar

Como o difusão simples difere da difusão facilitada?

Justificativa entre os dois termos.

💡 6 Respostas

User badge image

Sandra Souza

Difusão simples -  as moléculas (hidrofóbicas, polares pequenas sem carga e gases) vão se difundir livrimente pela bicamada lipídica, sem gasto energético para a célula pois esse mecanismo é a favor de um gradiente de concentração.

Difusão facilitada- as moléculas (polares grandes, polares carregadas e todos os íons) difundem - se pela membrana por meio de proteínas (carreadoras ou canais). Essas proteínas permitem a passagem das moléculas de forma seletiva, por exemplo, as proteínas canais vão selecionar conforme a carga da molécula e seu tamanho e a proteína carreadora tem um sítio de ligação que é específico para cada tipo de molécula. Esse mecanismo não consome energia, é a favor de um gradiente.

4
Dislike0
User badge image

Jessica Nayara

Esses mecanismos de transpote de moléculas através da membrana são do tipo passivo, ou seja, sem gasto de energia, tendem a igualar a concentração dos meios.
Na difusão simples o soluto passa livremente pela membrana e na facilitada utiliza um canal para atravessar a membrana.

3
Dislike0
User badge image

Hevila Veras

Difusão simples os solutos são apolares e polares portanto atravessam a membrana plasmática tanto pela parte lipídica (solutos apolares, já que substâncias apolares são hidrofobicas) quanto pela parte protéica (solutos polares, já que substância polares são hidrofilicas), e a proteína não se altera durante o processo. Difusão facilitada são só solutos polares, portanto só passam pela parte protéica, por uma proteína específica chamada permease.
1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais