Buscar

pergunta para Microeconomia e Macroeconomia

Questão 01: O Balanço de Pagamentos de um país registra as seguintes operações:
- Exportações $ 360.
- Importações de máquinas $ 90 e mercadorias $ 250.
- Pagamento de fretes $ 45; Remessa de lucro das multinacionais $15; amortização $ 30; juros $10.
- Recebimento de donativos $ 40.
Com base nestes dados, monte a estrutura do Balanço de Pagamentos apurando os resultados da Balança Comercial, Balança de Serviços, Transações correntes, Balança de Capitais e o Saldo do Balanço de Pagamentos. Utilize o material complementar “Atividade de sala: Balanço de Pagamentos”, que você recebeu na aula passada, como roteiro para resolver este exercício. O raciocínio é o mesmo, mudaram apenas os números.
Você pode lembrá-los que:
O balanço de pagamentos registra todas as transações do país com o resto do mundo. Ele é composto por várias contas.
Na Balança Comercial registra a exportação de mercadorias; é sempre um valor positivo porque representa a entrada de divisas pela venda de mercadorias ao exterior. Registra também as importações de mercadorias; para apurar o resultado, é lançado como um valor negativo, que representa a saída de divisas do país, porque representa o pagamento pela compra de mercadorias do exterior. O saldo da Balança Comercial é apurado pelas exportações menos as importações. Se as exportações são maiores que as importações, temos superávit comercial; se as exportações são menores que as importações, temos déficit comercial.
Na Balança de Serviços registram-se as transações em serviços. Cada uma de suas contas é um saldo entre o movimento de entrada e saída de divisas para
UNOPAR VIRTUAL
Bacharelado em Administração
aquele tipo de serviço. Se, por exemplo, queremos registrar o
pagamento de fretes, devemos lançar um valor negativo, pois representa a saída de divisas para pagar este serviço no exterior. Outro exemplo seria se quisermos registrar o recebimento de lucros devemos lançar um valor positivo, pois representa a entrada de divisas no país como pagamento aos empresários. Podemos ter também a situação de remessa de lucro ao exterior por parte das empresas multinacionais que atuam no Brasil; neste caso, o valor será lançado com sinal negativo.
A conta Transferências Unilaterais refere-se ao recebimento ou envio de donativos, sendo registrada positiva quando for recebimento e negativa quando for pagamento.
A conta Transações Correntes é a soma da Balança Comercial, Balança de Serviço e Transferência Unilateral.
Na Balança de Capitais registram-se o movimento financeiro de pagamento de dívidas (amortizações), financiamentos, dinheiro para investimento direto estrangeiro no país (IDE). Cada conta deve ser lançada pelo sinal positivo quando por entrada ou recebimentos, e negativo quando for saída ou pagamento. A conta amortização sempre será negativa porque representa pagamento de dívida.
A conta Erros e Omissões, que registra as variações e diferenças das operações entre o que foi contratado e o que foi efetivamente pago. Ela aparece com este nome e será registrado com o sinal que aparecer no exercício. Se aparecer positivo, registra-se positivo; se aparecer negativo, registra-se negativo.
O Saldo do Balanço de Pagamentos é a somatória das contas de Transações Correntes, Balança de Capitais e Erros e Omissões. Nela será registrado o saldo positivo se houver superávit, e negativo caso haja déficit.

💡 1 Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais