Buscar

qual o destino do piruvato?

💡 3 Respostas

User badge image

Haniel Smw

Em anaerobiose, algumas células (células sem mitocôndria, como os eritrócitos, ou ainda células com baixo suprimento de oxigênio) podem realizar fermentação láctica e outras podem realizar fermentação etanólica.

Na fermentação láctica, há a conversão de piruvato em lactato, consumindo-se 2 NADH, que por sua vez regeneram 2 NAD+. Desta forma, 2 NAD+ estarão disponíveis para que a glicólise continue a ocorrer para outro mol de glicose, pois a reação 6 (sexta reação da glicólise) depende de NAD+ para ocorrer. O lactato, quando produzido em excesso pela glicólise anaeróbica, pode causar acidose metabólica (redução do pH do sangue, devido a processos metabólicos). O ganho energético nas células que realizam a fermentação láctica é muito pequeno, se atendo apenas a 2 ATP por glicólise/fermentação láctica.

A fermentação etanólica é realizada por alguns micro-organismos e leveduras, em que o piruvato é convertido em acetaldeído, que gera como resíduo CO2. Por fim, o acetaldeído é convertido em etanol, com consumo de 2 NADH, totalizando um rendimento de apenas 2 ATP desde a glicólise até o fim da fermentação etanólica. As moléculas de NADH consumidas nessas reações, agora com a forma de NAD+, são reutilizadas, sofrendo redução na fase pagamento da glicólise, para gerar novamente NADH que retornará ao processo de fermentação e assim por diante.

Além dessas alternativas, em células que possuem mitocôndrias, o piruvato é destinado ao interior da mitocôndria para que o processo oxidativo continue com o ciclo do ácido cítrico, também chamado de ciclo de Krebs. Neste ciclo, é importante a formação, principalmente, de moléculas carreadoras de elétrons (NADH e FADH2) que, posteriormente, serão utilizadas indiretamente para a formação de ATP pela ATP sintase. No total, 6 NADH, 2 FADH2 e 2 GTP.

1
Dislike0
User badge image

Lucas Mizael

o destino do piruvato araerobico-fermentação alcoolica e hemolatica araerobico- ciclo de krebs

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O ácido pirúvico ou piruvato é um composto orgânico contendo três átomos de carbono (\(\text{C}_3\text H_4\text O_3\)), originado ao fim da glicólise. Em meio aquoso dissocia-se formando o ânion piruvato, que é a forma sob a qual participa dos processos metabólicos.

O destino do piruvato depende do tipo celular e das circunstâncias metabólicas. Há 3 destinos principais para o piruvato:

  1. Organismos e tecidos aeróbicos, em condições aeróbicas – o piruvato é oxidado, com perda do grupo carboxílico, originando o grupo acetil da acetil-CoA, que depois é oxidada a \(\text{CO}_2\) durante o ciclo de Krebs;
     
  2. Tecidos aeróbicos em condições de pouco oxigénio (hipoxia muscular, por exemplo), alguns tecidos em condições aeróbicas (eritrócitos, por exemplo, porque não possuem mitocôndrias), ou alguns organismos anaeróbicos – o piruvato é reduzido a lactato através da fermentação láctica. Em condições de hipoxia muscular, o \(\text{NADH}\) não é reoxidado a \(\text{NAD}^+\), e o \(\text{NAD}^+\) é necessário para a glicólise. A redução do piruvato a lactato permite usar \(\text{NADH}\) como dador de electrões regenerando o \(\text{NAD}^+\);
     
  3. Alguns tecidos de plantas, alguns invertebrados, protistas e microorganismos, em condições anaeróbicas ou de hipoxia – o piruvato é convertido em etanol + \(\text{CO}_2\) (fermentação alcoólica).

Fontes: 

  • http://mundodabioquimica.blogspot.com/2011/07/destinos-do-piruvato.html. Acesso em 21 de junho de 2018.
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_pir%C3%BAvico. Acesso em 21 de junho de 2018.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais