Buscar

ALGUÉM SABE??????????????

Leia o texto a seguir:

Existe na produção marxiana a compreensão de classe social a partir de dois conceitos: classe em si (burguesia), como sendo aquela que se alienou da relação com o todo social e o reconhecimento universal dos direitos de todos, e classe para si, numa referência à consciência de classes do proletariado quando se abre ao projeto socialista de uma sociedade igualitária e para todos.
Fonte: o autor. 

Num paralelo com o que argumentam Saviani e Duarte sobre educação e o processo de individualização, no livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas. 

I – ( ) A educação deveria possibilitar a apropriação da cultura na reafirmação daquilo que é verdadeiro e universal em termos de conhecimentos, costumes e saberes.

II – ( ) A cultura e a humanização dos indivíduos, só pode ser apropriada na forma de uma organização e sistematização dos conhecimentos por meio do currículo.

III – ( ) A educação tem o potencial de promover um processo de universalização da cultura e individualização desta na consciência dos indivíduos.

 

Assinale a sequência correta:

A
F – F – V
B
V – F – F
C
V – F – V
D
V – V – V
E
F – F – F

FIZ   A    FFV

 

💡 5 Respostas

User badge image

REAL MADRID SANTOS FC

E ESSA    

Leia o fragmento de texto a seguir:

“Tratar da diversidade cultural, reconhecendo-a e valorizando-a, da superação das discriminações é atuar sobre um dos mecanismos de exclusão, tarefa necessária ainda que insuficiente, para caminhar na direção de uma sociedade mais plenamente democrática. É um imperativo do trabalho educativo, voltado para a cidadania uma vez que tanto a desvalorização cultural — traço bem característico de pais colonizado — quanto à discriminação são entraves à plenitude da cidadania para todos, portanto, para a própria nação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação fundamental. Parâmetros curriculares nacionais, apresentação dos temas transversais e ética. v. 8, Brasília, DF: MEC/SEF, 1997. p. 21.

Sobre a pluralidade cultural nas escolas, de acordo com o livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, assinale a alternativa que expressa a visão defendida nos PCNs:

  A

Os PCNs tomam a realidade brasileira como a expressão de uma democracia racial.

  B

O espaço escolar se compõe de diferentes grupos e sujeitos em convivência.

  C

A escola representa a expressão cultural de sua comunidade.

  D

A educação escolar toma a diversidade cultural como um projeto utópico a ser construído principalmente pelas políticas públicas.

  E

Os PCNs atribuem à escola o papel e a responsabilidade de construir estratégias de promoção do diálogo intercultural.                            FIZ LETRA   B

1
Dislike0
User badge image

REAL MADRID SANTOS FC

E ESSA    

Leia o fragmento de texto a seguir:

“Somos altamente cultivados no domínio da arte e da ciência. Somos civilizados ao ponto de termos sido fatigados para aquilo que é da urbanidade e da decência de toda ordem. Mas quanto a considerar-nos como já moralizados, é preciso ainda muito para isso. Pois a ordem da moralidade pertence ainda à cultura (Cultur): por outro lado, a aplicação daquela ideia, que redunda apenas em uma aparência de moralidade na honra e na decência exterior, constitui simplesmente a civilização (Civilisirung)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOURA, Caio. O advento dos conceitos de cultura e civilização: sua importância para a consolidação da autoimagem do sujeito moderno. Unisinos, São Leopoldo, v. 10, n. 2, maio/ago. 2009, p. 157.

Com base nos estudos sobre cultura contidos no livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, indique os elementos que formam a oposição entre cultura e civilização, marcando a alternativa correta.

  A

Na verdade, cultura e civilização são a mesma coisa, são correlatos, existindo uma complementação funcional entre ambos.

  B

Trata-se de uma oposição de ordem epistemológica, cultura é um conceito ligado à sociologia, enquanto que civilização é um campo de estudos da antropologia.

  C

Na perspectiva antropológica clássica, concebia-se cultura como um conceito analítico para estudar os povos primitivos.

  D

Cultura refere-se às construções e produções humanas e civilização diz respeito ao conjunto social mais amplo, língua, arte, religião e conhecimento.

  E

Civilização, diz-se dos povos que alcançaram grande desenvolvimento tecnológico e cultura é o modo de vida desses povos.                          FIZ A  LETRA C

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Resposta letra C. A educação possibilita que haja uma universalidade do conhecimento e difusão do que é pertinente as culturas, além disso ela busca trazer aos indivíduos uma consciência intrínseca com o desenvolvimento do conhecimento adquirido.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais