Buscar

O que é o teorema fundamental do cálculo?

💡 1 Resposta

User badge image

Sallatiel Fernandes

é um teorema que faz uma conexão entre o cálculo diferencial (inclinação da reta tangente a um ponto na curva) e o cálculo integral (área entre funções). https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Teorema_fundamental_do_cálculo
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O Teorema Fundamental do Cálculo define a importante conexão entre o Cálculo Diferencial e o Cálculo Integral. O primeiro surgiu a partir do problema de se determinar a reta tangente a uma curva em um ponto, o segundo surgiu a partir do problema de se encontrar a área de uma figura plana.

A função logaritmo é definida como sendo uma área, menos de um sinal. Logo:

para x>1, 
para 0<x<1,

Em todas as situações observamos que dada uma função f sempre obtemos uma nova função que tem uma propriedade especial: sua derivada na variável x, produz a função dada inicialmente, isto é, F'(x)=f(x).

O Teorema Fundamental do Cálculo permite calcular áreas pois, a partir dele, podemos mostrar que se f é uma função contínua no intervalo [a,b], então , onde G é uma qualquer primitiva de f, isto é, tal que G'=f.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais